Cardapios

Bacalhau da Noruega: O peixe autêntico e multifacetado


Postada em 08/04/2023 às 19:54
Por Glaucia Balbachan


Promovido pela marca Bacalhau da Noruega, no dia 28 de março em SP aconteceu um jantar de Páscoa comandado pelos chefs Elia Schramm e Guto Cavanha.

Ambos chefs acabaram de voltar da Noruega, onde puderam conhecer todo o processo de produção do bacalhau autêntico de perto. O menu servido foi inspirado nas experiências que eles tiveram durante a viagem.

A noite foi aberta com o Trio de Snacks. Criações delicadas e singulares com o croquete de cebola caramelada e maionese de bacalhau, cannolo de bacalhau e mil-folhas de mangaba. ( foto acima)

A entrada foi apresentada com pão típico norueguês e queijo brunost com cor e notas delicadas de doce de leite e manteiga de coco queimado e sal de cogumelos.

O primeiro prato foi uma vichyssoise com pétalas de bacalhau da Noruega, alho-poró confitado, ovo de codorna pochê, salicornia e ovas de mujol. Impressionantemente bom.

O segundo prato parecia mais uma pintura. Com influências brasileiras a posta de bacalhau foi enrolada em folha de taioba, servido com caldo de tucupi cogumelo yanomami, ervilha torta e sagu.

Por fim, a sobremesa teve uma versão de banoffe com massa folhada, ganache de paçoca, banana em natura, calda de queijo brunost e sorvete de leite com crumble de chocolate branco assado.

A Páscoa e o Natal em especial são feriados importantes, onde brasileiros adoram ter bacalhau em suas mesas, porém a versatilidade faz com que o Bacalhau da Noruega seja um produto presente durante o ano todo.

É possível encontrar o Bacalhau da Noruega em supermercados e empórios de gastronomia.

 

Serviço: Bacalhau Da Noruega

https://bacalhaudanoruega.com.br/

Instagram: @bacalhaudanoruegabrasil

Fotos: Empratado