Cardapios

Menu Maria Isabel: Brasil a gosto apresenta a riqueza de ingredientes do Piauí em pratos assinados à 10 mãos


Postada em 30/08/2015 às 21:12
Por Glaucia Balbachan


Em homenagem ao Piauí, a Chef Ana Luiza Trajano do Restaurante Brasil a gosto se inspira em Festival piauiense e convida outros quatro peritos da cozinha para preparar o que o Piauí tem de mais legítimo na sua cultura gastronômica. O Menu batizado por Maria Isabel é assinado à 10 mãos pelos chefs: Neka Menna Barreto, Fábio Vieira, Monica Rangel, Flávia Quaresma e Ana Luiza Trajano.
O resultado não poderia ser outro – Irretocável. O menu contou com carne de carneiro, galinha d’angola, caranguejo, maxixe e o protagonista de presença marcante no banquete piauiense – o caju.

De apresentação impecável, os pratos trazem equilíbrio de cores, texturas e contrastes no paladar. O menu Maria Isabel trouxe mais uma vez ineditismo, simplicidade e riqueza. No conjunto da obra são cinco pratos e três drinks temáticos que acompanham delicadamente o menu.

Antes de iniciar, você será recepcionado pelo petisco de Rosca de Polvilho com requeijão de jerimum, queijo coalho e carne de caju (caju cozido) – acompanha pesto de castanha, coentro e hortelã – boa combinação de aromas e sabores. A entrada surpreendeu com o Creme e vinagrete de caranguejo com abacate, pimenta de cheiro e crocante de mandioca. É delicado e marcante no sabor.
Os dois pratos principais foram como “cerejas no bolo” – o Capote cozido, creme de milho tostado com leite de castanha e crocante de pregado (o arroz temperado que ficou pregado no fundo da panela) – composição supersaborosa. A carne de sol de carneiro com paçoca, arroz Maria Isabel e maxixe em conserva fideliza o banquete do litoral ao agreste do Piauí.

Sinuoso, o menu ganha ainda mais força no sabor na sobremesa hedonista onde o caju é o rei. É o quinteto de caju com coco – é a versatilidade da fruta numa criação de texturas, formas e temperaturas distintas. Os drinks são tão bons quanto aparentam ser – Cajú refrescante (sem álcool), a Caipirinha Maria Isabel e o Pingado de cajú – licor de caju, cachaça e cajuína) – Na medida!
Com serviço atencioso e cordial, foi possível conhecer e reconhecer as origens da gastronomia de Teresina com propriedade e cuidado, onde sabor e visual se coincidem. Vale a ida ao Brasil a gosto!


Serviço: Brasil a Gosto - Menu Maria Isabel
Rua Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardins/SP
Tel: (11) 3086-3565
www.brasilagosto.com.br

Fotos: Divulgação