Cardapios

Ovo e Uva faz fusão com vinho e comida de forma exuberante


Postada em 18/10/2015 às 23:45
Por Glaucia Balbachan


O Larrousse Gastronomique diz que o vinho foi feito para acompanhar a comida e tornar o homem mais saudável e feliz. E o Bar de Vinhos - Ovo e uva traduz bem esse tipo de pensamento na prática. ( foto abaixo  - vinhos da degustação)



É informal, despojado e atraente aos olhos, por conta dos mais de duzentos rótulos expostos em prateleiras da casa. Trata-se de um belo bar de vinhos, que se divide em restaurante, empório e rotisseria no mesmo local. Com quase um ano de vida, o Ovo e uva atrai público pela carta variada de vinhos elaborada pelos experts no assunto e sócios Fernando Perazza e João Renato da Silva. São vinhos de 13 países adquiridos de 14 importadores, entre elas a Decanter.
O responsável pela cozinha brasileira com fortes influências mediterrâneas é o Chef chileno Cristobal Carrion. Que com toque de mestre elaborou um menu irretocável de pratos que vão de tábua de frios e tapas, até pratos principais de fino trato na técnica e sabor. ( foto abaixo das Lulinhas Grelhadas com maionese picante)



Há pratos clássicos com o toque da casa e pratos autorais que surpreendem como o ravióli de abóbora cabotiá com manteiga clarificada e sálvia (inesquecível). No couvert pães são feitos na casa, que chegam quentinho com patê de fígado na companhia de Salame Caccciatore, linguiça curada de erva doce, linguiça calabreza defumada e azeitona Gordal, que harmonizou com o impecável Jerez Fino El Maestro Sierra.
A entrada das delicadas Lulinhas com maionese picante implacou delicadamente com o Espanhol branco aromático Cristiari, Muller Thurgau e Pinot Blanc, Vall de Baldomar Costers del Segre.



O petisco inusitado de Strudel de Morcilla com nozes e passas chegou na mesa acompanhado de chutney de maçã e caldo de laranja – é uma combinação deliciosa de contrastes e texturas, onde a parcimônia do sal e açúcar ganham final feliz com a harmonização do Riesling alemão meio doce QBA Grans Fassian – Foi o que mais surpreendeu no sabor – sem erro. ( foto acima)



Em seguida com ares mediterrâneos, o primeiro prato trouxe estrutura, cores e delicadeza com o Papardelle com frutos do mar. Leve, a massa é feita na casa e o vinho escolhido para fazer companhia é o italiano frutado e de boa acidez - Vernaccia di San Gimignano, Cesani – bela dupla.



O principal é uma das criações autorais do chef Carrion – O suculento e aromático Arroz de polvo – farto e supersaboroso foi a “cereja do bolo” daquele instante. O polvo que veio exibido sobre o prato, estava leve e macio como tem que ser. O vinho que fez par perfeito com o prato foi um floral Rosé de Saint-Tropez – Easy Rosé (Les Maître de Vignerons).
Quase como uma orgia gastronômica mediterrânea, fechamos com uma sobremesa delicada e persistente no sabor - Verrine cremosa com paçoca e maçã caramelizada, que fez fusão harmônica com um sul africano The Welder natural sweet Chenin Blanc, Glen Carlou Paarl.



É apropriado dizer que é indiscutível a qualidade superlativa e o cuidado com o trabalho enogastronômico da casa Ovo e Uva. As expectativas sensoriais são garantidas. O atendimento é cordial e o serviço descomplicado. É certeza de um repeteco.



Serviço: Ovo e uvavinho & Comida
Rua Mateus Grou, 286 – Pinheiros/SP
Tel: (11) 3085-3070
www.ovoeuva.com.br