Cardapios

Os Chefs Jefferson Rueda e Saiko Izawa expressam homenagem marcante sobre os 120 anos de história entre Japão e Brasil em Menu especial até hoje 05/02/16


Postada em 05/02/2016 às 11:02
Por Glaucia Balbachan


A culinária japonesa que nasceu no Brasil

wine 2016!/2-salada-porco.jpg" alt="" width="530" />

Já faz um pouco mais de um século a história de amizade entre japoneses e brasileiros no Brasil. São Paulo se tornou cenário para a vinda dos primeiros imigrantes orientais e entre tantas culturas, a gastronômica foi uma das mais destacadas na cidade. Paulistanos são apaixonados pela comida japonesa e para isso – o chef Jefferson Rueda e a chef pâtissiere Saiko Izawa desenvolveram juntos um menu especial que explica o carinho e delicadeza de um Japão gastronômico e cultural.

wine 2016!/1-porco.jpg" alt="" width="530" />
O local escolhido é na Casa do Porco Bar, dos chefs Janaina e Jefferson Rueda. Espaço no centro da cidade, que abril a pouco tempo e já se tornou badalado por conta da sua gastronomia despojada e autoral. O objetivo foi unir ingredientes típicos japoneses e a carne de porco para contar em forma de sabor essa fusão centenária.

wine 2016!/sorvete-4.jpg" alt="" width="530" />
Batizado de Menu Sol a Sol, é um cardápio inspirado nos pratos que os imigrantes japoneses faziam naquele período em solo brasileiro. O resultado não poderia ter outro desfecho – conforto, leveza e sabores delicados.
São 9 pratos que agregam memória emotivas evidentes dos japoneses em SP, que acontece até hoje (almoço e jantar) - dia 05 de fevereiro na Casa do Porco Bar, que inclusive ganha decoração de origames em formato de coração para receber os clientes.

wine 2016!/5d3_3443.jpg" alt="" width="530" />

Yôkoso prato de boas-vindas, o Dashi no globo, que foi um dos pratos que mais impressionou (chega numa cafeteira onde é possível ver o caldo sendo feito na mesa em 14 minutos), depois a salada levinha de shabu-shabu de porco, o cozido de barriga de porco com cebolinha e ovo cozidos no próprio molho - Rafuty, a Berijela impecável com buta-miso, o sushi de papada e o temake de tartar de porco com shiso ( outro destaque), e para fechar um Misoshiro de porco com vegetais e tubérculos.

O famoso feijão doce com calda de matcha – chá verde e licor de ameixa chegou para adoçar no final. Por fim antes de sair o serviço de chá chega a mesa representado como o símbolo de riqueza da colheita – acompanha mochi-gashi. Imperdível.

wine 2016!/cha-3.jpg" alt="" width="530" />

 

Serviço: Menu Sol a Sol – A cozinha japonesa que nasceu no Brasil
Casa do Porco – Rua Araújo, 124 – Centro/SP
Tel: (11) 3258-2578
De 26 de janeiro até 05 de fevereiro
Parceria dos chefs Jefferson Rueda e da chef Saiko Izawa
Menu com chá japonês e água – R$ 160,00 / com harmonização de saquê e drinques importados – R$ 320,00
www.facebook.com/acasadoporcobar

Produção - Do Cultural - www.docultural.com.br e Jojoscope - Conexão Brasil-Japão www.jojoscope.com

Fotos: Rafael Salvador