Cardapios

Novidade gelada: Fritz Cervejaria apresenta suas cinco receitas de chopp artesanal com menu típico alemão


Postada em 14/02/2016 às 13:22
Por Glaucia Balbachan


Da fábrica direto para o copo

Tão antiga quanto o pão, a cerveja não tem uma data ou local correto de origem, mas o que se sabe é que já era conhecida pelos chineses, egípcios e mesopotâmios - por volta de 4000 a.C. Porém, aos poucos a bebida fermentada foi se espalhando pelo planeta, ganhando estilo, coloração, origem, teor alcoólico e fermentação variada - atraindo apaixonados, especialistas e apreciadores. Conhecida como “paixão nacional” é bastante cultuada no Brasil, principalmente por estar em país tropical - o consumo e o aparecimento de marcas e cervejarias foram ganhando espaço.

Inaugurada em maio de 2015 em São Paulo, a alemã Fritz Cervejaria Artesanal é uma das mais antigas do Brasil fundada em 1993 (na cidade de Monte Verde/ MG). Hoje a marca possui cinco casas próprias e 22 franquias sendo uma delas na Avenida Cidade Jardim/SP.

Aconchegante e despojada a cervejaria é dividida em salão principal interno, loja de produtos da própria marca como taças, canecas e cervejas da casa. E há uma varanda charmosa com teto retrátil para as tarde de happy hour e noites quentes.

As estrelas da cervejaria são cinco tipos de chopp – Klar, Natur, Weizen, Köelsch e Dunkel. O responsável pelas bebidas fermentadas é o mestre cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe de Berlim direto para Monte Verde, onde as cervejas são feitos com matéria prima importada e água vinda das montanhas. Todas as cinco variedades são bem feitas e carregam suas características próprias, mas uma salva em especial por conta da refrescancia para os chopps Natur com notas cítricas na composição e o Weizen – com Cravo da índia marcante no aroma e sabor– sem erro. 

No quesito gastronômico se começa no almoço com sugestões de pratos executivos convencionais, mas a partir do happy hour o menu ganha petiscos e pratos com culinária alemã tradicional. A cozinha é bem executada e criativa – o destaque fica por conta do Pastel de Eisbein com catupiry. É bem recheado e lembra até uma empanada – supersaboroso – tem que provar. Outras duas entradas para acompanhar os chopps da casa são o Frikadellen (espécie de almôndegas de carne bovina e suína defumada, que acompanhadas das mostardas especiais fazem toda diferença), ou o Aperitivo do Fritz – é um prato de carré suíno ao molho de páprika picante que é acompanhado do Brezel vindo de Monique – macio e com flor de sal por cima, foi um dos petiscos que mais surpreendeu.

A cervejaria também traz pratos típicos que servem cinco pessoas com o Schlachtplatte – farto no tamanho chega à mesa com cinco salsichões alemãs, chucrute e batata souté, eisbein e kassler. Quanto às sobremesas comece com o clássico Apfelstrudel, a apresentação é diferente das convencionais e o sabor também e ganha toque mais colonial – delicioso. Ou outra boa opção leve no açúcar é a torta Alemã que na receita traz especiarias e passas. Vale a experiência!


Serviço: Fritz Cervejaria Artesanal
Avenida Cidade Jardim, 655 – SP
Tel: (11) 2774-3817
Estacionamento e valet: R$ 20,00
www.fritzcervejariaartesanal.com.br

www.facebook.com/fritzcervejariaartesanal

Fotos: Divulgação