Goles Novo Mundo

Legado Italiano: Imigração e vitivinicultura no Sul marcam o documentário de Márcia Monteiro


Postada em 13/12/2020 às 19:09
Por Glaucia Balbachan


Filmado na Itália e no Rio Grande do Sul, a diretora Marcia Monteiro reavivou de maneira tocante os 145 anos de imigração italiana no Brasil, em seu documentário “Legado italiano”, lançado no mês passado – 19 de novembro de 2020.

Marcia apresenta sua obra numa ótica leve envolvendo personagens reais e depoimentos emocionantes sobre as dificuldades iniciais, rotina da família italiana instalada no sul, da fé dos imigrantes, da cultura da produção de uvas, da elaboração das primeiras safras vinho, história do início das vinícolas hoje consolidadas, suas conquistas e a certeza da continuidade.

A obra traz cenários belíssimos do sul, em especial das regiões produtoras de vinhos. Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Sebastião do Caí e Vila Flores estão inclusas nessa viagem que pode acontecer na vida real com o enoturismo, que cada vez mais cresça nessas regiões aproximando o vinho brasileiro e a cultura local dos apreciadores da bebida. Aos apaixonados por vinho, o documentário está no site www.legadoitaliano.com.br e pode ser adquirido por R$14,90.

A produção ficou por conta da Camisa Listrada e a coprodução da Globo Filmes Globo News e Celeiro Produções. "Legado Italiano" tem produção e produção executiva de André Carreira, direção de fotografia de Elton Menezes e Dandy Marchetti e montagem de Pedro Vinícius. A trilha sonora original é assinada por Mú Carvalho, com violoncelo de Jaques Morelenbaum.


Serviço: Documentário Legado Italiano de Marcia Monteiro

Produção: Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções

Distribuição: Lança Filmes

Lançamento: 19 de novembro de 2020

Idiomas: diálogos em português e italiano, com legendas disponíveis em português, italiano e inglês.

Acessibilidades disponíveis: closed caption, libras e audiodescrição

Onde assistir: www.legadoitaliano.com.br

Quanto: R$ 14,90

Fotos: Divulgação