Cardapios

Bistrot de Paris: Chef Alain Poletto concede a experiência mais parisiense nos Jardins


Postada em 18/08/2020 às 12:40
Por Glaucia Balbachan


A Montmartre nos Jardins

Encantador e autêntico, a experiência começa logo ao chegar à Villa San Pietro. Você vai passar por entre cafés, bares e outros restaurantes até chegar ao Bistrot de Paris, no final da Villa. A decoração, o ambiente e atmosfera são parisienses sem contestar. É como estar no filme Ratatouille.

Elegante e despojado é possível escolher se sentar do lado de dentro do salão principal ou nos terraços charmosos da casa francesa. Todos os detalhes foram pensados e escolhidos a dedo pelo chef Alain Poletto, que está no bistrot desde novembro de 2013.

Nascido na região francesa de Haute Savoie próximo dos Alpes, Poletto cresceu na cozinha do bistrot de seus pais. Na sua juventude foi estudar na escola de gastronomia e hotelaria de Thonon-Le-Bains e não parou mais. Trabalhou em diferentes regiões da França agregando conhecimento, experiência e ainda mais certeza pela profissão.

Escreveu um livro sobre o processo de cocção Sous-Vide (método feito a vácuo), fez consultorias, ministrou aulas em faculdade e foi sócio de Alex Atala no Dalva e Dito, até chegar ao Bistrot de Paris. O conceito da casa é de ser o mais genuíno bistrot francês com a proposta de oferecer uma experiência completa de “bistronomia”. Conceito que já é usado na França trata-se de um bistrot que não tem o luxo de um estrelado, mas a experiência e a oferta de uma comida muito bem executada.

O que eu quero é que os clientes se sintam um pouco na França quando vem pra cá. A Villa é charmosa e o bistrot é um cantinho da Europa”, conta o chef Alain Poletto.

Inspirado nos pratos da região francesa onde nasceu (Haute Savoie), Poletto acima de tudo gosta de propor uma cozinha de terroir com pratos rústicos e artesanais. “Gosto de trazer os aromas e o sabor dos pratos da minha terra para perto dos meus clientes”, menciona o chef do Bistrot.

Com o desafio da pandemia, o chef Alain não parou de produzir. Começou desenvolvendo kits de pratos da casa para os habitués finalizarem no sistema sous-vide. Com a volta do almoço e jantar a casa segue mais francesa que nunca dentro das normas de segurança sanitária.

Pratos como: Entrecôte, Steak au Poivre, Magret, Confit de pato e Boeuf bourguignon são exemplos clássicos da casa que não vão sair do cardápio, já uma receita queridinha do chef e do paladar dos clientes é a Paleta de leitoa Pururuca que acompanha compota de maçã e chips de batata doce. Prato cheio de contrastes e texturas é macio, suculento por dentro e supercrocante por fora. R$196,00 (serve 2 pessoas). Outra opção delicada e aromática é o Polvo grelhado na páprica defumada com legumes provençais – R$116,00.

Apaixonado pelo bistrot e pelo seu trabalho, o chef Alain oferece menu degustação e harmonizações especiais com vinhos. Vale a investida!


Serviço: Bistrot de Paris

Rua Augusta, 2542 – Jardins/SP (Villa San Pietro, loja 12)

Tel: (11) 3063-1675

[email protected]

[email protected]

www.bistrodeparis.com.br

Instagram: @bistrotdeparissp

Fotos: Marcio Palerno