Goles

Descobrimos a Jóia Mexicana


Postada em 31/03/2013 às 16:44
Por Glaucia Balbachan


 Cobertura especial – Tequila Premium

 
 
México, onde a Agave é a Rainha
Por Glaucia Balbachan, de Jalisco/México
 
México. País esse, colorido nas artes, apimentado no sabor e de energia singular, que nos traz em suas características inconfundíveis, as crenças, a civilização Maya, a música, a rica gastronomia, o povo encantador e a bebida mais cultuada pelos mexicanos - A “Madre das Bebidas” - A tequila, ou melhor, dizendo, “o tequila”, que na América Central é tratado no masculino. Como no Chile o pisco, no Brasil a cachaça e na Rússia a vodka, o destilado do México é a tequila, que é uma das culturas mais marcantes de Jalisco em Guadalajara – (segunda maior cidade do país mexicano). Numa imersão de alguns dias em loco, foi possível acompanhar o processo cuidadoso de produção e de entender o significado e a importância de uma planta tão preciosa chamada Agave.
 
 
A origem da tequila vem da fermentação da Agave azul, que já faz parte da paisagem do México. Servida como drink, com gelo, frutas ou mesmo pura – seja branca ou reposada (de cor dourada, que passou mais tempo nas barricas de carvalho), é um destilado  perfumado, que é apreciado em por homens e mulheres na terra da Santa protetora do México - Nossa Senhora de Guadalupe. A Agave azul é uma planta guerreira. Forte, ela passa por períodos de chuva e extremo calor com boa resistência. Por ser uma planta desértica, a possibilidade de adaptação a diferentes climas faz com que ela suporte até a colheita. Mas, para tanto, a planta passa por um processo de contato com a terra e com o carinho de mãos e olhos cuidadosos. A empresa Racho La Joya é a segunda maior fornecedora de agave azul para tequileiras no México. Planta, que muitos confundem com uma espécie de cacto é a principal matéria-prima da bebida destilada. Funcionando há cinco gerações, a família Garcia, da qual se dedica na produção do plantio de agave, sentiu a necessidade também de ter sua própria tequila, então, com pesquisa, desenvolvimento, experiência, matéria-prima de primeira linha e tecnologia de ponta nasce a Tequila Rancho La Joya.
 Alquimia Ciclica – Do Plantio até o destilado pronto para apreciar
 
Em longo prazo para sua elaboração, a agave precisa de oito a dez anos para atingir maturidade e ser colhida. Uma das filosofias da La Joya é o sentimento, no qual é preparada a tequila. Um dos segredos que resultam sua qualidade, além de seus ingredientes é a maneira que é tratada. Quando a bebida entra em sua fase de fermentação ela é acomodada em salões com música clássica - 24 horas por dia. A proposta parte do princípio do trabalho dos 100% orgânico em sua essência. Não é a tôa que o slogan da tequila seja “sentimiento puro” – é da fusão da agave azul e do preparo cuidadoso do terroir do plantio até a bebida chegar pronta na garrafa. A conseqüência disso, não poderia resultar em outro desfecho – uma tequila Premium.
 
 
 
Se para uma agave brotar, crescer até atingir sua maturidade -  Ela ficará quase uma década sendo cuidada com todo esmero e para isso, a terra é preparada organicamente sem nenhum aditivo químico. O processo é chamado de compostagem. É o chamado respeito com a natureza – o que se retira se devolve com a mesma atenção. É uma adubação feita com a moagem da agave. Quando a planta é retirada do solo, é o momento de extrair as folhas e deixar a pinha pronta para ser levada para o cozimento. Em seguida ela será moída e todo seu licor passará em processo de fermentação – por mais ou menos três dias, depois vai para destilação até ser devidamente engarrafada.
 
 O Sentimento puro começa no terroir
 
Proprietário do Rancho  La Joya José Trinidad Garcia 
No total são 33 fazendas que somam mais de 1000 hectares de terras, onde mais de 3 milhões de pés de agave são acomodadas delicadamente em solo preparado com o adubo feito pela La Joya com bagaço moído das pinhas. Para o diretor geral do Rancho La Joya, Isaac Garcia Garcia o processo de acompanhamento das plantas é fundamental. “Estas plantas são vidas, que precisam de cuidados por todos os lados. A agave tem na ponta de suas folhas, espinhos ponteagudos, que são os poros da planta é por ali, que elas respiram. Trabalhar a terra, ver a agave ser colhida e ver todo  o resultado dentro da garrafa é uma das traduções do sentimento puro. Cuidando bem da matéria-prima a terra te dá em troca o melhor produto”, conta Garcia. 
Planta fibrosa é a agave. Não somente a tequila, mas dessa planta versátil se extrai o mel da agave, o mezcal, da fibra se faz tecidos, e é possível chupá-la como cana de açúcar, também. A filosofia de dedicação e entrega ao trabalho se reflete no sabor e aroma das tequilas Branca e reposada da Rancho La Joya.
Uma Jóia lapidada.
 
Fábrica grandiosa no tamanho e no conceito, cada parte do Rancho La Joya tem um símbolo que traz a família Garcia. Logo na entrada majestosa da empresa, um diamante com nove facetas que representam os nove filhos de Dom José Trinidad Garcia, o proprietário do destilado. Símbolo que carrega na logo-marca uma jóia, que faz jus as essências, origens e princípios de trabalho e de vida. A apresentação da garrafa é impecável, do rótulo até os detalhes no fundo da garrafa até a agave desenhada no vidro da bebida. 
 “Sentimento puro” criado por Issac Garcia Garcia - um dos filhos de 'Dom  José Trinidad, explica como surgiu o slogan. “O sentimento puro apareceu para o consumidor entender a essência do produto em três palavras, Buscamos a essência, presença e potência: Essência é o amor, a presença é a natureza e a potência é a fé”, menciona o diretor geral do Rancho la Joya. Além da planta agave, plantam também milho, abacate, limão, aveia e tomate verde. Issac lembra que o cultivo principal é a agave, mas o restante é plantação rotativa. “Outros produtos tornam a terra mais nutritiva”, finaliza Garcia. 
No México existem mais ou menos 800 marcas de tequila, porém, consideradas de qualidade não chegam mais de 10. O que na maioria das vezes acontece é o marketing construído em um produto duvidoso. Tequilas de qualidade seguem as normas do órgão mexicano - CRT (Conselho Regulador de Tequila). 
 
 
 Toranja com Tequila La Joya!
 Drinks de toronjas e margaritas 
São em média 273 espécies da planta, mas a agave Weber de coloração azul é a melhor e a mais pura para a produção da bebida. Esse destilado, já fazia parte da civilização Maya, só que foi evoluindo até se tornar uma tequila. Antes era o mezcal – espécie de águardente feita de agave, só que mais forte. Antigos tomavam com limão e sal com a idéia de prevenção contra a gripe, essa receita mais tarde se tornou popular entre os apreciadores. Poderíamos dizer que o mezcal seria a "avó" da tequila em termos de evolução.
Atualmente no México, mulheres consomem mais tequila que os homens e a bebida aveludada ganha adeptos no Brasil também. Pura ou incorporada à frutas, a tequila branca é fresca e é uma ótima opção para drinks – Joranja (Grape fruit) faz perfeita fusão na cor e  sabor e é a preferida dos mexicanos. Outras frutas como laranja e limão – como a famosa margarita garantem a festa ou reunião com sabor premium. Em degustação técnica acompanhada por um mestre tequileiro no Rancho La Joya, os critérios de avaliação de corpo, aroma e paladar da tequila são semelhantes ao do vinho. É analisado a cor, limpidez, corpo, aroma e sabor com o destilado branco. O mesmo acontece com a tequila reposada. A La Joya branca de aroma fresco, principalmente, quando  gelada o corpo licoroso aparece em evidência nas lágrimas e na boca se sente nota frutada. Já a reposada – traz surpresas com a presença marcante de baunilha no aroma e nota da doçura da agave, com um pouco de madeira e maciez no paladar. 
E como outras bebidas, a tequila é boa companhia para harmonizar com a gastronomia. Prova disso foi o almoço da La Joya de nove tempos apresentado no Real bar e Restaurante na cidade Atotonilco em Jalisco no México, desenvolvido pelo Chef Fidêncio Lopez. O sabor peculiar da tequila incorporada a molhos, caldos, pratos quentes e apetitosas sobremesas mostra possibilidades infinitas com a tequila. Como uma salada com folhas e frutas com molho de mel de agave e tequila branca ou mesmo frango ao molho de geléia de pêssego e tequila branca. Na cidade de Arandas o Café Capital 93 montou uma carta de cafés de drink com tequila – resultado: sabor e criatividade do proprietário e barista Benjamin Velázquez com cafés e drinks gelados.
 
 
 
 
 
 
Tequila feita com entrega e esmero, que promete mudar a rotina e o paladar dos brasileiros! 
 
 
Serviço: Tequila Rancho La Joya no Brasil
ION – Importador exclusivo
Rua Henri Dunanti, 1013 – Chácara Santo Antonio/SP
Tel: (11) 5511 2503-9414
www.tequilalajoya.com