Goles Velho Mundo

O “Novo Mundo” da edição 2017 da ExpoVinis


Postada em 16/07/2017 às 21:44
Por Glaucia Balbachan


Os países do Novo Mundo em alta

Seria uma injustiça dizer, que a ExpoVinis deste ano, teve somente vinhos dos países do Novo Mundo. Do contrário, a feira de vinhos teve a presença marcante dos países do Velho Mundo também, destacando Portugal, Itália e Espanha.

Mas este ano em especial, nos arriscamos a dizer, que quem protagonizou essa edição foram os Chilenos, Argentinos, Eslovenos e Neozelandeses com elegância e fino trato.

Pontos altos do evento, que sempre são esperados tratam-se do Top10 liderado pelo expert Jorge Lucki, o wine Blog Hunter sob a batuta do jornalista Cesar Adames, as disputadas Master class e as degustações, claro. ( foto abaixo: Vinhos do wine Blog Hunter)

AEP de Portugal, Câmara do Comercio Ítalo-Brasileira, Eslovênia, Reino Unido, Argentina e Espanha representaram os produtores na ExpoVinis, já as importadoras que marcaram presença foram: Premium, Casa Flora, adega Alentejana, Bodegas Selecionadoras de Vinhos, Vino Itália, Vinissimo e Galeria dos Vinhos.

Um país do Novo Mundo, que olhamos com atenção é a Nova Zelândia. Os vinhos que são elaborados por lá, são de extrema delicadeza. No primeiro dia da ExpoVinis aconteceu uma Master Class especial elaborada pelo Consulado da Nova Zelândia de SP apresentada pelo presidente da ABS/SP Arthur P. Azevedo. O flight foi sob medida com 7 garrafas das castas emblemáticas de Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.

Por fim, conseguimos uma entrevista rápida com a diretora comercial da Wines of Chile – Angélica Valenzuela.

Site Empratado: O que é o Wines of Chile e quais os objetivos?

Angélica Vanzuela: A Wines of Chile é uma associação 100% chilena, que tem como objetivo principal cuidar, assessorar e principalmente divulgar os produtos como o vinho, que é tão soberano no nosso país. Embora o Chile seja pequeno, a diversidade é enorme para oferecer O mundo do vinho chileno acaba atraindo pessoas para conhecer a gastronomia, enoturismo e serviço de hotel na montanha para esquiar ou mesmo para ir à praia.

Site Empratado: Há quanto tempo existe a wine of Chile?

Angélica Vanzuela: Hoje a Wines of Chile tem mais de 20 anos. No inicio se trabalhava com vinícola pequena e com grandes de uma forma separada, depois os objetivos e estratégias de trabalho uniu todas as vinícolas do país. Cuidamos do mercado interno e externo dos vinhos também.

Site Empratado: Quantas vinícolas estão envolvidas com a Wines of Chile?

Angélica Vanzuela: Atualmente são 83 vinícolas, isso coresponde a 90% de toda a exportação de vinho. O Brasil está em quinto lugar no raking de importação dos vinhos chilenos.

Site Empratado: Qual o maior desafio em relação ao mercado brasileiro?

Angélica Vanzuela: Certamente é aumentar o consumo per capita. O brasileiro consome 2.4 litros por ano.

Algo que damos atenção são os quatro pilares: qualidade e diversidade, a inovação da mudança que está acontecendo, terceiro a imagem do Chile e o quarto pilar é a sustentabilidade.


Serviço: Expovinis - Edição 2017
www.expovinis.com.br

Fotos: Divulgação