Cardapios

Hideko Honma: A arte feita com as mãos


Postada em 25/03/2019 às 00:28
Por Glaucia Balbachan


Emoção que envolve os olhos

Peças que exibem sombra, movimento, cores, formas e texturas são características marcantes da ceramista Hideko Honma. Entrar em seu ateliê no bairro de Moema, nos dá a sensação de estar não exatamente numa loja, mas num vernissage.

Reconhecida no mundo da gastronomia, Hideko conquistou chefs e restaurantes em SP, com seu trabalho elegante para acomodar o alimento dos habitués. Além de professora de cerâmica, produz o evento Sukiyaki do bem, que é um grande jantar harmonizado e executado por vários chefs importantes, com exposições de cerâmicas, música e dança com o intuito de arrecadar fundos e ajudar entidades beneficentes.

Fonte de inspiração de muitos ceramistas, Hideko presta atenção no olhar, na cultura, nas pessoas e traz tudo issopara seu trabalho. Espontaneidade, leveza e personalidade são facilmente reconhecidas em suas peças.

A cada ano, cores são trabalhadas e sempre estimuladas por conta da natureza. Este ano as experiências serão com as podas de vinhedos e as formas ganham movimentos estimulados pelo trabalho inspirador do estilista japonês Issey Miyake.

Mãe de 4 filhos e professora de estética e história da arte, a ceramista já queria acomodar um peixe para sua família em um prato bonito. Ou servir chá em xícaras bonitas, então começou a fazer cursos de cerâmica e para se aperfeiçoar passou uma temporada no Japão estudando essa arte de modelar argila em utilitários para cozinha, até oferecê-los para restaurantes, abrir seu ateliê e conquistar alunas nas aulas de cerâmica.

“Todos os anos sempre me preocupo com o Sukiyaki do bem. Temos uma seleção de 6 peças, sendo 2 delas novas. As formas arredondadas estão sempre presentes para envolver – já estou trabalhando nisso para a próxima edição do evento”, finaliza a artista.

Em media por mês, são feitas de 3 a 4 mil peças que podem ser encontradas no ateliê, além de cursos de cerâmica e pedidos de peças exclusivas sob encomenda.

 

Serviço: Atelier Hideko Honma

Avenida Jacutinga, 434 – Moema/SP

Tel: (11) 5042-4450

http://www.hidekohonma.com.br/index.php?lin=ptbr&var=index

Fotos: Marcio Palermo – Contato: (11) 94444-4478