Cardapios

Arroz japonês e carne wagyu serão destaques no Festival do Japão


Postada em 14/07/2022 às 19:34
Por Glaucia Balbachan


Nos dias 15, 16 e 17 de julho, acontece o 23º Festival do Japão com o tema – Do sonho à Realidade.

Para essa edição do festival, a marca Jetro viabiliza e aproxima do Brasil a gastronomia oriental com a carne wagyu e o arroz tradicional japonês, ambos produzidos no Japão.

O objetivo da Jetro é divulgar e fazer com que os produtos gastronômicos japoneses se tornem conhecidos aos brasileiros, além de incentivar o comércio no país.
O evento conta com degustações e palestras com experts no assunto, um deles vindo do país nipônico para explicar com detalhes a carne e o arroz consumidos pelo mundo a fora.

Wagyu trata-se das raças bovinas japonesas conhecidas por serem marmoreadas, isso por causa da gordura entremeada entre as fibras musculares criando assim, um desenho que se parece com os veios do mármore. A textura e maciez são incomparáveis.

Quem vai falar dessa carne em especial, será o especialista trazido pela Jetro, o Kenichiro Yamazaki – vindo de família criadora de wagyu, no sul do Japão. Kenichiro estudou gastronomia e passou por alguns restaurantes em vários países como Cingapura e Tailândia. Hoje passa seu tempo dedicado ao wagyu.

“A carne wagyu e o arroz japonês conquistaram o Ocidente e queremos incentivar que mais pessoas no Brasil também conheçam as qualidades e o sabor inigualável desses produtos”, afirma Hiroyuki Saito, diretor de comércio exterior da JETRO no Brasil, em São Paulo. “Ao torná-los mais conhecidos, esperamos também fomentar e abrir novos canais de comércio entre o Japão e o Brasil.” Segundo Saito, a importação do wagyu diretamente do Japão já é permitida desde 2019 e, em 2020, apesar da pandemia, a importação cresceu 80%. Ao longo de 2022, haverá mais iniciativas da JETRO São Paulo para promover esses produtos, explica.

Por outro lado, teremos o arroz japonês protagonizando o evento com suas particularidades como sua maciez, sabor ligeiramente adocicado e consistência glutinosa. Palestras e degustação desse grão tão especial vão contar com a chef Cristina Eguchi. (chef de cozinha internacional, mestre em gelateria na Itália e instrutura em confeitaria na Universidade Anhembi Morumbi).

Os temas das palestras serão: Diferenças entre o Wagyu japonês e o Wagyu brasileiro, com Kenichiro Yamazaki Yamazaki e as Qualidades e diferenciais do arroz japonês, com a chef Cristina Eguchi.

Fique de olho nas datas e horários:

Dia 15/7 (sexta-feira)
• sobre wagyu – às 11h30 e às 14h30
• Sobre arroz– às 16h e às 17h30

Dia 16/7 (sábado)
• Sobre wagyu – às 10h e às 11h30
• Sobre arroz – às 14h30, 16h e 17h30

Dia 17/7 (domingo)
• Sobre arroz - às 10h e às 11h30
• Sobre wagyu – às 14h30 e às 16h

Para participar das palestras é preciso retirar a senha com antecipação no estande da Jetro. As vagas são limitadas para 40 participantes por sessão. Degustações e palestras são gratuitas no estante da Jetro.

 

Serviço: Carne Wagyu e o arroz japonês no Festival do Japão

Festival do Japão 23º Festival do Japão – Do Sonho à Realidade Data: 15, 16 e 17 de julho de 2022

15/07 – Sexta – 11 às 21 horas

16/07 – Sábado – 09 às 21 horas

17/07 – Domingo – 09 às 18 horas

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo Ingressos: até R$ 30 – www.guicheweb.com.br/festivaldojapao

Estacionamento no local (terceirizado) – R$ 60 Transporte gratuito do metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas * Entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos.

Meia-entrada para estudantes e professores da rede pública e particular, homens entre 60 a 65 anos - meia-entrada apenas mediante documento de comprovação.

Fotos: Divulgação Divulgação