Goles

A estratégia pioneira de vendas de vinho da plataforma Soma


Postada em 02/08/2021 às 11:38
Por Glaucia Balbachan


Novas táticas e satisfação do público final

O fato é que a venda de vinho no formato on-line cresceu consideravelmente nos últimos tempos e com a vinda da pandemia o consumo de vinho no Brasil fez aumentar de forma positiva, o consumo per capita entre apreciadores da bebida. Foi de 2,81 litros por habitante resultando 39% comparando com o período que antecede o coronavírus no país.

A palavra Soma no dicionário significa: reunião das partes de um todo, condição de ser total, somatória, montante, total, integralidade, plenitude, universalidade e outros. Soma do verbo somar não poderia ser mais adequado ao projeto idealizado por Carol Montenegro.

Soma trata-se de um canal de vendas direto de vinho. É um modelo de negócio onde os embaixadores de vinho são os vendedores diretos. O trabalho de venda é construtivo havendo atualmente 2000 embaixadores espalhados pelo Brasil. A Soma é como se fosse a ‘’Avon” do mundo do vinho, onde vendedores que representam a marca aproximem seus produtos do público-alvo.

‘’ A internet é rápida e fria, a ideia é que o embaixador venda o vinho para o cliente trazendo orientação, segurança e tirando dúvidas como país, uva e harmonização aproximando o cliente do que ele realmente quer, isso chamamos de venda quente’’, conta a idealizadora e sócia da Soma.

Com dois anos de existência no mercado, Soma traz no seu portifólio 300 rótulos do velho e novo mundo com valores que variam entre R$35,00 e R$1000,00.
É pequena, promissora e com caminho longo pela frente. A ideia de Carol trouxe mais 3 sócios apaixonados por vinho - André de Almeida Prado, Noel Holzner e Carla Cavalcante. ( foto da esqueda para direita Carol Montenegro, Noel Holzner e André de Almeida Prado)

Em jantar de lançamento o sócio e expert em vinho André Almeida Prado diz que qualquer um pode ser um embaixador da Soma. ‘’ Os embaixadores são nossos micro influenciados. E um dos pilares da plataforma é capacitar o embaixador com aulas sobre vinho e técnica de venda. Para isso criamos happy hours com degustação do portifólio, viagens à vinícolas e a Universidade Soma com acesso a cursos com valor simbólico e todo suporte necessário”, menciona o sócio.

Com trabalho focado no embaixador, que na sua maioria é mulher e está querendo retornar ao mercado de trabalho, o cliente costuma ser bastante variado na idade, gosto pessoal para vinho e principalmente aquele que precisa de um norte para comprar uma garrafa. A ideia que a Soma tenha 10 mil embaixadores até o fim de 2021.
E a nova marca não é só vinho é gastronomia também como: Massas frescas, chocolates especiais, cafés e mel.

Se você gosta der vinho e quer ter flexibilidade de tempo voltando para o mercado de trabalho é só procurar pela Soma – você pode ser um embaixador de vinhos.

 

 Serviço: Soma plataforma de vinhos

https://www.plataformasoma.com.br

E-mail: [email protected]

Fotos: Divulgação