Cardapios Goles

As multi facetas gastronômicas do Sakê


Postada em 19/03/2021 às 18:37
Por Glaucia Balbachan


Kampai!

Bebida translúcida que tem como matéria-prima, o arroz. É grande a variedade especial de arroz polido a ser elaborado nesta bebida fermentada chamada Sake. Elegante e discreto é perfeito para ser apreciado sem pressa.

O Brasil sempre expos sua paixão pela cultura gastronômica japonesa. Segundo a Associação Brasileira de Bares e restaurantes de São Paulo (Abrasel – SP), a cidade tem em funcionamento 600 restaurantes japoneses intitulando a cidade como a Capital do sushi. Com isso, a aceitação e seleção de bons sakes japoneses é natural entre consumidores exigentes.

Cheia de personalidade e sabor único, já tem chamado a atenção de lojas especializadas, mercados, empórios, restaurantes e principalmente o paladar do brasileiro.
A Jetro (Japan External Trade Organization), no intuito de despertar interesse em importadores brasileiros, nos desafiou a harmonizar comida brasileira com duas garrafas de Sake para um teste de mercado. Os produtos ainda não estão disponíveis para compra no país.

Os dois rótulos escolhidos foram: O sake Kyohina Tokubetsujunmai do produtor Sakaroku Sake Brewing – região Ehime Prefecture e o Sparkling Sake Chiyomusubi Sorah do produtor Chiyomusubi Sake Brewery - região Tottori (chiyomusubi.co.jp).

Para o sake Kyohina Tokubetsujunmai harmonizamos pães, nuts, azeitonas, ovinhos de codorna, charcutaria, queijo brie e parmesão. Perfeito para entradas e petiscos, o sake delicado com notas frutadas nos aromas e de paladar seco, combinou de forma adorável. Sem erro!

Já a boa nova dessa experiência foi o espumante de sake ou sparkling sake. Como nossa história é mais ligada ao vinho, pensamos em fazer algo que combinasse com o frescor de um Champagne convencional. Então, fizemos um ceviche de camarão para acompanhar e ainda pensamos em bolinho de bacalhau, já que frituras vão bem com espumante. Para nossa surpresa, o sake inusitado com borbulhas é super gastronômico e combinou com os pratos brasileiro, peruano e português de forma natural. Mas o desafio não termina assim, a bebida é tão versátil, que o sparkling sake pôde ser finalizado com macaron de limão. Isso por que o espumante traz notas sutis de dulçor no final. Não se trata de um espumante doce, do contrário, é cítrico e com aromas de maçã, com borbulhas finas e persistentes e traz o final de boca longo com toqueadocicado. Sem secreto – apenas sirva bem gelado!

Agora é esperar e cruzar os dedos para que esses produtos japoneses cheguem ao Brasil o quanto antes e ocupem as gôndolas das lojas.

 

Serviço: Jetro – Japan External Trade Organization

Fotos: Site Empratado