Pratologia

A História do Spaghetti Alla Puttanesca


Postada em 01/04/2013 às 15:00
Por Glaucia Balbachan



O Prato do pecado



O conhecido molho de massas foi criado na cidade italiana de Nápoles e existem três versões para a origem do nome puttanesca. A primeira diz que as prostitutas locais teriam inventado a receita, porque era rápida e podia ser feita nos intervalos entre um cliente e outro. A segunda versão afirma que o aroma agradável do prato atrairia clientes que passassem perto dos prostíbulos. E a terceira Diz a história que esse prato típico italiano teve origem em uma pequena cidade da Itália, onde uma esposa que traía o seu marido todas as tardes, chegava atrasada para preparar o jantar.


Com medo do esposo chegar do trabalho e a janta não estar pronta, a esposa inventou esse prato rápido e de fácil preparo.

Por isso que ficou conhecido como Spaghetti Alla "Puttanesca"

Segue a receita do preparo do macarrão pecaminoso.

2 filés de anchovas

2 colheres (sopa) de azeitona preta

1 colher (sopa) de alcaparra

1/2 colher (sopa) de orégano

1 colher (chá) de alho

300 gr de Polpa de tomate

1 colher (sopa) de azeite de oliva

quanto baste de manjericão

quanto baste de sal

quanto baste de pimenta do reino branca

200 gr de espaguete cozido(s)

Doure o alho no azeite. Adicione as anchovas, as alcaparras e as azeitonas. Mexa. Junte o manjericão e o orégano. Misture bem. Acrescente o purê de tomate, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem e deixe apurar por aproximadamente 10 minutos. Misture o espaguete ao molho e adicione mais um pouco de manjericão. Sirva.