Pratologia

O brasileiríssimo Catupiry


Postada em 01/04/2013 às 14:56
Por Glaucia Balbachan


Esse requeijão cremoso que conquistou o paladar de muitos é criação brasileira.

 Ele foi inventado por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em 1911 na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. A palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa excelente.

Tudo começa dentro da empresa de laticínios Catupiry por volta de 1949, onde passou a ser produzido na cidade de São Paulo, onde fica a matriz. O queijo de textura cremosa e de pouca acidez começou a ser consumido puro, com pães, torradas e sobremesas. Por ser um produto versátil, logo despertou a criatividade dos chefs brasileiros gerando uma infinidade de receitas culinárias. Invadiu a tradição italiana no Brasil e deu origem à famosa Pizza de Catupiry.
torta de frango com o famoso requeijão
O Requeijão Catupiry se tornou um ingrediente indispensável para inúmeros pratos como: massas, peixes, aves. Dessa maneira, surgiu a expressão “ao Catupiry” nos grandes restaurantes. Da cozinha doméstica à cozinha profissional e industrial foi um pulo. A empresa concedeu, para alguns fabricantes de congelados e pizzas o direito de imprimir a logomarca da Catupiry nos rótulos das embalagens, como garantia de qualidade.
E essa história está longe do seu fim. O Requeijão Catupiry, sempre pioneiro no segmento,  chegou a outros países com a sua tradição e excelência. Afinal, esse é seu nome: excelente. E catupiry é a Marca.