Cardapios

Inova Gastronomia Paraibana reúne convidados especiais e coloca o Brasil no prato paraibano


Postada em 11/11/2014 às 06:57
Por Glaucia Balbachan


3ª edição especial

Interação entre empresários, chefs de renome de várias partes do país, profissionais da área e pensadores do bem comer em conjunto, se uniram para discutir a gastronomia brasileira e o protagonista do evento foi os produtos locais de pequenos produtores e feiras regionais.

Os dias, 21, 22 e 23 de outubro foram dias marcantes para a Paraíba. A terceira edição do maior evento gastronômico - Inova gastronomia Paraibana, pôde mostrar força e desenvoltura em cumprir seu objetivo principal de exaltar seus produtos.

A festa contou com os experts no assunto de tendências e futuro da gastronomia: Carlos Alberto Dória, Cristina Cury, Felipe Jannuzzi, Fernando Sá, Andrea d’Egmont, Renato santos e Roberto Braga. No time de chefs convidados para expor conhecimentos nas oficinas e aulas show foram: Wanderson Medeiros, Vitor Sobral, Thomas Troisgros, Thiago e Yonne Pimenta, Rodrigo Oliveira, Ricardo Lyra, Rachel Vilar Maia, Pedro de Artagão, Onildo Rocha, Monica Rangel, Mariana Crispin, Mara Sales, Manuela Honorato, Jacky Oberti, Julien Mercier, Katia Barbosa, Laurent Suaudeau, Luby Baltar, Isadora Evelin, Genatldo Cardoso, Filipe e Marcela Rodrigues, Dalton Rangel, Claudemir, Barros, César Santos, Bianca Barbosa, Beto Urtiga, Ana Clóris Soares e Adriana Miranda.

Colóquios e palestras em todo o período do evento reforçavam assuntos como o desperdício de alimentos, conservação e aproveitamento criativo na hora do preparo. Identidade cultural, formação da culinária brasileira foram os pontos fortes da apresentação do sociólogo e escritor Carlos Alberto Dória. “Não estamos convencidos ao valor da comida local, ainda isso é debatido e olhado com outros olhos os insumos vistos como populares. Chefs estão preocupados e  trabalhando duro, nadando contra essa maré. É necessário valorizar o que temos”, aponta Dória.

Entre uma palestra e outra o Inova trouxe novidades atraentes como o Restaurante da Eugênia – Um empreendimento modelo, que contou com especialistas do Sebrae e do Senac, orientando empresários e interessados sobre o setor e etapas importantes do funcionamento nas áreas de gestão de alimentos e operação de restaurantes.

Assunto esse, que rendeu boa conversa no bate-papo dos especialistas em administração em restauração Andrea d’Egmont e Fernando Sá com a pergunta levantada ao público “Existe receita para um restaurante dar certo?”
O evento nesta edição contou não só com temas importantes, mas com público voltado a restaurantes, serviço e qualificação. Salário, preço justo, qualidade em insumos, atendimento, além do empírico e do acadêmico – o colóquio do Chef Francês Laurent Suaudeau abriu os olhos de chefs e cozinheiros quanto à fama da profissão: “ A gastronomia vai além das panelas, é preciso cuidado, carinho e é necessário menos estrelismo e mais trabalho nesse meio profissional”. Finaliza o chef.

O Inova promovido pelo Sebrae e pela Fecomercio/PB uniu na melhor parte do evento gastronômico as aulas-show com amor pela cozinha e pela família. Uma das propostas da terceira edição este ano, foi unir mães e filhos que cozinham para compartilhar a mesma receita. A plateia sempre atenta se divertia com as histórias de Thiago e Yonne Pimenta, o bom humor das chefs mãe e filha Kátia e Bianca Barbosa e Mônica Rangel e seu filho Dalton Rangel em receitas aromáticas e compostas de produtos paraibanos unidos às novas técnicas para o preparo.

Uma feirinha cultural e gastronômica foi o inusitado no Inova com receitas apetitosas de chefs convidados - foi sucesso garantido regado a muita música e dança típica na Casa Roccia.

Para os participantes do evento - inovar é criar possibilidades que a região nos dá. É buscar as raízes do local e tirar dela o que ela tem de melhor – é valorizar. Essa grande reunião de pessoas interessadas em um tema em comum como a gastronomia regional ganhou dimensões maiores que o previsto com o trabalho impecável. “Inovar é como voltar para trás é voltar para o clássico. É quando há possibilidade de unir técnicas e tecnologia com nossos alimentos. É melhorar o sabor e o alimento a cima de tudo”, fecha o Chef Onildo Rocha.

Serviço: Ivova gastronomia Paraibana – Edição 2014
Escola Senac de Gstronomia e Hotelaria e Centro de Turismo e Lazer – Sesc Cabo Branco
Avenida Cabo Branco, 2788 – Cabo Branco – João Pessoa/PB
www.inovagastronomia.com.br
www.facebook.com/inova.gastronomia
Fotos: Divulgação