Goles

Beto Duarte mostra o segredo do Chile e apresenta a linha tênue entre o terroir e a diversidade de castas chilenas em documentário atraente


Postada em 03/11/2014 às 01:43
Por Glaucia Balbachan


Experiência empírica de forte calibre

Com alicerces e experiências sólidas no quesito documentário (com mais de 200 no currículo), não se poderia esperar outro desfecho como do trabalho em vídeo de Beto Duarte. Jornalista e diretor de TV, Duarte, exibe a riqueza do terroir de um dos países que mais exportam vinho no planeta em documentário: Chile, Terroir, Personagens, Histórias e Vinhos.

É apropriado dizer que o trabalho de Beto Duarte é inerente aos apreciadores de vinhos de fino trato. Experiência intrínseca essa, onde duas viagens ao Chile, inspirações, caminhadas em loco, conversas entre peritos de terroir como – Patrick Valette, Brett Jackson e Pedro Parra - somadas ao desejo de saber mais sobre o tema, resultaram em um generoso trabalho autoral. Para os novos apreciadores de vinho é impactante e para quem já é do métier é enriquecedor.

O documentário mostra terroir e micro terroir, clima e micro clima de todo um país que planta uvas em toda sua extensão. O solo é bastante mineral com presença marcante de raízes, pedras, areia, argila, xisto e granito. A complexidade da flora traz o equilíbrio, onde pragas não aparecem permitindo o cultivo e produção de vinhos naturais e biodinâmicos em 1h05 minutos, além da tipicidade de solos, uvas emblemáticas no país e o terroir numa taça de vinho.

Com 15 vinícolas visitadas, o jornalista escolheu seus entrevistados a dedo. Pedro Parra, certamente ganhou o posto de protagonista do documentário – por conta de ser chileno e autoridade no assunto em terroir. “O objetivo principal é mostrar que se pode fazer vinho em qualquer lugar e com características da sua terra”, finaliza Duarte.

E o trabalho não fica por aí, documentários relacionados a vinho já têm caminho traçado para o ano de 2015, Argentina e França já são seus próximos destinos.

Cenas bem linkadas, bons personagens, belas paisagens e resultado de uma história impar com desfecho emocionante.

 

Serviço: Chile – Terroir, Personagens, Histórias e Vinhos
Autor do documentário: Beto Duarte
Duração: 105 minutos
Valor na compra do DVD: R$ 30,00
Assistir online: R$9,90
Para comprar e assistir acesse: www.papodevinho.com
Fotos: Beto Duarte