Goles Novo Mundo

A virtuosidade do Almaviva 2017


Postada em 30/09/2019 às 09:23
Por Glaucia Balbachan


O implacável Almaviva


No inicio do mês de setembro, o enólogo chefe e diretor Michel Friou esteve em SP para apresentar a safra 2017 do icônico Almaviva em jantar exclusivo. Naquele mesmo período acontecia seu lançamento na Place de Bordeaux.



Quando se fala em Almaviva, sempre se gera uma grande expectativa, um consenso comum de suntuosidade que onde é possível também conhecer e reconhecer as origens da fusão cultural entre a chilena Concha y Toro e francesa Mouton Rothschild.


Friou é um dos enólogos mais virtuosos que já tivemos contato. Traz com ele uma conexão forte e direta entre vinhedo e vinho respeitando o terroir. Contrastres e texturas são boas palavras que traduzem o resultado de seu trabalho dentro da taça. Michel une profundo conhecimento, expertise e tecnologia – sabe lidar de forma decisiva qualquer risco que a natureza traga as uvas. É um super mestre em fazer vinho.



Entre as safras 2015 a 2017, a Viña Almaviva tem ganho reconhecimento e pontos, 100 pontos James Suckling para a safra 2015 que foi uma grata surpresa de equilíbrio, taninos bem colocados e as inusitadas notas florais. A safra 2016 fresca, frutada e intensa mostrou taninos e acidez de mãos dadas no equilíbrio em boca. Já a safra 2017 foi a cereja do bolo dobrando mais 100 pontos James Suckling para coroar o trabalho da marca franco-chilena.


Michel conta que a safra de 2017 foi quente e que a rega foi administrada de maneira cuidadosa e a colheita feita 2 semanas antes do previsto. O rendimento foi menor e o resultado lapidado como uma joia.



Para o 2017 o blend foi 65% Cabernet Sauvignon, 23% Carménère, 5% Cabernet Franc, 5% Petit Verdot e 2% Merlot. O nariz é encantador, com frutas vermelhas e frescas, cassis, notas mentoladas e nuances de especiarias. Já no paladar é exuberante com muitas frutas tais como: ameixa, cereja, cassis, acidez gostosa, taninos presentes e trabalhados. Marcante e carnudo garante um final longo e feliz. Está incrível.


 


 Serviço: Lançamento Almaviva safra 2017 – SP


www.almavivawinery.com


A safra 2017 do Almaviva chega em dezembro com o valor aproximado de R$1.200,00.


Fotos: Marcio Palermo e Site Empratado