Goles

Almaviva 2015: Viña franco-chilena festeja 20 anos e exalta safra premiada


Postada em 02/04/2018 às 18:20
Por Glaucia Balbachan



Da cadência musical vibrante da Ópera de “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, o personagem Conde de Almaviva serviu de inspiração à viña franco-chilena para começar sua história no mundo do vinho – há 20 anos.


O terroir de Puente Alto, considerado o Grand Cru chileno e o savoir-faire do enólogo também franco-chile Michel Friou, renderam prêmios e reconhecimento internacional à marca. Para sua grata surpresa, a safra de 2015 recebeu 100 pontos James Suckling e foi reconhecida como o vinho no ano em 2017, em Hong Kong, no Great Wines of the World.




Grandioso e de dimensões internacionais, o vinho Almaviva da união entre as partes francesa de Baron Philipe de Rothschild e da chilena Viña Concha Y Toro resultaram nos últimos anos em reputação, royalty e classe.


Como nas Bodas de Fígaro, são diversas nuances de complexidade, contrastes e texturas nos aromas e paladar, onde a graça se encontra na rica capacidade de evolução, em um vinho que caminha de mãos dadas com a potência e a elegância.


De passagem rápida por São Paulo, Michel Friou apresentou a vigésima e premiada safra 2015, alem das safras 2011, 2007 e o Epu 2013 em almoço especial com a imprensa. ( Foto abaixo: enólogo chefe Michel Friou)



Friou conta que a característica mais marcante no Almaviva 2015 está no equilíbrio com suavidade entre frutas, madeira e taninos aveludados. “foi um ano nem muito quente nem muito frio, no Chile”, conta o enólogo. Em especial, a safra 2015 confere notas florais de violeta atribuindo caráter feminino ao vinho, não habitual.


As castas usadas para compor o clássico corte bordalês ficam por conta de 69% de Cabernet Sauvignon, 24% Carmenère, 5% Cabernet Franc e 2% de Petit Verdot.


Voilà! No nariz, a primeira informação olfativa é o floral da violeta seguido de frutas vermelhas, cassis e grafite. No paladar é vibrante, com taninos macios, equilíbrio, boa acidez e no final gosto de fruta intenso na boca. É um vinho jovem e majestoso. ( Já disponível no Brasil).


 Serviço: 20º aniversário da Viña Almaviva


Av. Sta. Rosa, 821 – Puente Alto – Chile


Tel: (+56) 2 2270-4200


www.almavivawinery.com


Fotos: Site Empratado