Goles

A arte enoica de Arianna Greco teve presença ao vivo no Encontro de Vinhos edição SP


Postada em 12/04/2016 às 09:37
Por Glaucia Balbachan


Há quem diga que o vinho é arte. E a fusão da tela com o vinho tinto em formas de pinceladas pôde trazer bom blend sensorial na feira Encontro de Vinhos, que aconteceu em abril de 2016, em São Paulo.



A Casa da Fazenda no Morumbi sediou a edição mais badalada do Encontro de Vinhos SP. O evento além de mais de 200 rótulos do velho e novo mundo, contou com food trucks, espaço kids, boa música e arte da pintora italiana Arianna Greco, que veio pela primeira vez ao Brasil pintar ao vivo exclusivamente para a feira de vinhos dos sócios Beto Duarte e Daniel Perches.


A pintura enoica (com vinho) é incomum no mundo da arte. Há apenas três artistas atuantes com esta técnica; um em Tóquio e duas artistas na Itália, sendo uma delas – Arianna Greco. A pintora formada em odontologia, que pintava desde pequena começou a trabalhar com o vinho em quadros no ano de 2012. Logo ganhou êxito em museus e galerias na Itália e atualmente percorre países a fora expondo a sensualidade feminina usando o vinho como principal matéria-prima. Abaixo fotos das obras que Arianna pintou exclusivamente para o Encontro de Vinhos.



No lugar de tintas, a artista usa Barolos de safras avançadas nas telas. Arianna conta que para obter a consistência desejada para seu trabalho, ela tira o vinho da garrafa e coloca na panela deixando reduzir até chegar no ponto ideal. E que a casta Nebbiolo tem pigmento mais fixante que de outras variedades.


Segundo a artista as mulheres retratadas em suas telas, vêm de italianas que mandam fotos a ela ou são apenas inspiradas por mulheres que andam pela rua. Homens também são pintados, mas são muito poucos. Já pintou cantores italianos, músicos de jazz e até o estilista Salvatore Ferragamo. “Ainda prefiro pintar mulheres, são o símbolo da beleza”, conta a criadora das telas em vinho.



O jornalista e idealizador da feira Encontro de Vinhos – Beto Duarte tem em seu blog uma editoria chamada “O vinho e a Pintura” e acabou encontrando os quadros de Arianna na internet, com isso começou a publicar suas telas e tendo mais tarde seu contato até sua vinda ao Brasil.


O trabalho da artista tem repercutido positivamente o publico em geral, mas em especial os amantes de vinho. O trabalho da italiana Arianna Greco é a combinação envolvente e natural da sensualidade discreta das mulheres pintada no vinho.


 


Serviço: A arte enoica da pintora italiana Arianna Greco
https://ariannagrecoarte.wordpress.com


https://www.facebook.com/arianna.greco


Instagram: @ariannagrecoarteenoica


Encontro de Vinhos – www.encontrodevinhos.com.br


Blog: www.papodevinho.com


Fotos: Beto Duarte