Goles

Viña Cobos: Paul Hobbs dá aula de enologia e apresenta seu Cobos Chañares Malbec


Postada em 18/07/2017 às 15:09
Por Glaucia Balbachan


Lançamento argentino

Não é todo dia que temos o californiano Paull Hobbs no Brasil, dando uma aula de história de vida e de vinho. Em apresentação memorável, o enólogo responsável pela Viña argentina Cobos recebe especialistas em SP, com a produção feita pela importadora Grand Cru. Hobbs conta à imprensa que praticamente nasceu em cima de um cavalo, e que sua família, na cidade de Buffalo, no Estado de NY, produzia maçãs. O vinho, veio a ter sua primeira experiência aos 18 anos.

Quanto à conquista de ter o desafio de cultivar uvas no Vale do Uco, na Argentina, Hobbs conta que a parceria é importante: “Tive sugestões para escolher a França como segunda vinícola para trabalhar, mas a América do Sul me chamava mais atenção, então apareceu a oportunidade na Argentina. Ter parceiros nessa hora faz toda a diferença”.

Diferenças marcantes de carvalho francês e americano, a importância do polifenóis para deixar os taninos mais macios, terroir, diversidade de solos, climas e as variedades de uva foram a base da conversa do enólogo norte americano.

“Treinar e treinar os extremos é muito válido, para que o foco seja a insistência e a paciência para ter bons resultados de boas uvas”, Paull Hobbs.

Com produção 100% orgânica, Hobbs diz que a mãe natureza faz a fermentação original e ele faz o controle para que não haja desperdício com a vinificação.

No tasting, quatro rótulos foram abertos aos jornalistas como: Cobos Bramare – Vale do Uco, Luján Cuyo 2014 e o Cobos Cocodrilo 2014. Que na sua personalidade trazem potencia, alta intensidade aromática, persistência e sabor.

Já o protagonista do tasting – o Cobos Chañares Vineyard 2014 ganhou a atenção de todos os presentes. vinho mais caro da Argentina – R$2.349,00 – teve 2.160 garrafas produzidas, onde é encontrado na importadora exclusiva Grand Cru.

Hobbs diz que seu Cobos malbec é como um encontro de Mendoza com Nappa Valley e que para ele a safra 2014 de lançamento é como um botão de flor, que ainda tem tempo até desabrochar.

O vinho “queridinho” de enólogo se trata de um 100% malbec com frutas vermelhas e negras, notas de chocolate, tostados e especiarias como pimenta preta e frescor nos aromas. No paladar é encorpado, com acidez equilibrada, com taninos aveludados, frutas negras como mirtilo e cerejas, e longo no final.

Sobre planos e desafios: “Sim, continuar com a produção do malbec e do Cabernet Franc e um desafio para hoje e futuro é destacar o Cabernet Sauvignon na Argentina”, finaliza Paull Hobbs.

 


Serviço: Viña Cobos
Importadora Crand Cru
Rua Bela Cintra, 1799 – Jardins/SP
Tel: (11) 3062-6388
www.grandcru.com.br

Fotos: Site Empratado