ornalista e sommelier seleciona 27 rótulos nacionais em carta exclusiva que exalta a qualidade e a diversidade do vinho brasileiro
Postada em 24/05/2025 às 14:13
Por Glaucia Balbachan
“É chegado o momento do vinho brasileiro”, afirma Limana. “Com diversas denominações de origem e indicações de procedência reconhecidas, os vinhos nacionais hoje reúnem qualidade, identidade e certificação. Precisamos enaltecer e consumir mais o que é nosso.”
A rede de restaurantes NB Steak, reconhecida por sua excelência em carnes, dá um passo significativo em direção à valorização da produção nacional ao lançar uma nova carta de vinhos composta exclusivamente por rótulos brasileiros. A seleção é assinada pelo jornalista e sommelier Stêvão Limana, atualmente apresentador da CNN Brasil e nome atuante na divulgação da cultura do vinho no país.
Composta por 2 espumantes, 3 brancos e 22 tintos, a carta tem como foco principal a harmonização com os cortes de carne servidos no restaurante. A curadoria levou cerca de seis meses de planejamento, negociação e degustações, totalizando cerca de 60 rótulos avaliados antes da escolha final.
A proposta surge em um momento em que o Brasil, apesar de ter um dos menores índices de consumo de vinho per capita — apenas 2,8 litros por ano por pessoa —, movimenta uma cadeia produtiva robusta, que gera mais de 100 mil empregos e impacta em R$ 5 bilhões na economia.
“Unir carne e vinho é uma das harmonizações mais clássicas e prazerosas da gastronomia. Fazer isso com rótulos brasileiros é uma celebração da nossa cultura e potencial”, destaca Limana.
A carta contempla vinhos de três estados brasileiros — Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais — e reúne nomes consagrados como Lidio Carraro, Dom Cândido e Bebber, além de produtores emergentes e inovadores como Garbo Enologia Criativa e Intento.
A nova carta reforça o compromisso do NB Steak com a produção nacional: assim como os vinhos, praticamente todas as carnes servidas no restaurante são de origem brasileira. A iniciativa busca incentivar o consumo de vinho nacional e ampliar sua presença na gastronomia do dia a dia.
Para Stêvão Limana, o lançamento é também um manifesto: “O cenário do vinho brasileiro está em transformação. A adesão do setor de restaurantes e a curiosidade do consumidor são essenciais para consolidar esse novo momento.”
Foto: Vinícius Bretzke @vinibretzkefotos
NB Steak: @nbsteak