Goles Velho Mundo

Inovini traz o savoir-faire da bicentenária Louis Latour


Postada em 30/10/2023 às 09:51
Por Glaucia Balbachan


De passagem rápida pelo Brasil, a embaixadora da reputada Louis Latour, Josefa Perret, esteve em São Paulo para apresentação de alguns destaques da Maison francesa.

Promovida pela importadora Inovini, o jantar harmonizado contou com boa conversa e vinhos indubitavelmente bons. A marca francesa é trazida ao Brasil há mais de 20 anos de forma exclusiva, pela Inovini (divisão de vinhos de Aurora Fine Brands - desde o ano 2000). São Borgonhas que beiram a emoção por sua história e virtuosidade na elaboração.

Desde 1797, a Maison Louis Latour é conhecida por seus Grand Cru elaborados em carvalho próprio. Com a celebração de seus 200 anos, foi admitida com exclusividade no club Hénokiens, denominada como empresa líder de seu seguimento permanecendo como marca familiar com o nome do fundador.

O 1º mercado é o francês seguido dos Estados unidos e Japão. São produzidos 6 milhões de garrafas por ano detendo um rico portfólio de várias regiões francesas desvendando os terroirs de Chambertin, Romanée – Saint-Vivant, Corton-Charlemagne, Corton Clos de la vigne au Saint e Chevalier-Montrachet.
Em sua 12ª geração, a marca Latour foca o trabalho no solo francês. É a única vinícola que produz e vende barricas de carvalho – são experts na obra de envelhecer vinhos em carvalho.

O início do tasting não poderia começar de melhor forma com o Louis Latour Clablis Premier Cru, 2022. 100% Chardonnay de vinhas com 35 anos, sem passagem por carvalho é refrescante, com acidez vibrante e notas minerais. No paladar frutas amarelas, toque cítrico e a vontade de beber mais uma taça.

Puligny Montrachet Premier Cru Safra 2018
Intenso nos aromas de frutas, notas de panificação, nozes e mineralidade. Tem passagem por 10 meses em carvalho 50% novo de tosta média. Trata-se de um blend de terroirs com persistência destacada e final longo e bem acabado. Adorável!

Gevrey Chambertin safra 2020
100% Pinot Noir da Côte de Nuits (com vinhas de 30 anos). Nos aromos frutas frescas vermelhas, notas terrosas e cogumelos. Sua acidez é deliciosa e seus taninos macios e aveludados com passagem de carvalho de 12 meses de envelhecimento. É elegante, longo e marcado por fruta no fim de boca. Fará sucesso na noite de Natal.

 

Serviço: Louis Latour

http://inovini.com.br

https://www.instagram.com/inovinivinhos

https://www.facebook.com/inovini.importadora

www.aurora.com.br

Fotos: Empratado