Goles Velho Mundo

A encantadora Puglia do produtor Le Vigne Di Sammarco


Postada em 29/10/2023 às 22:36
Por Glaucia Balbachan


No que se refere a vinhos da Puglia, no sul da Itália, é notável que a marca Le Vigne Di Sammarco, seja uma vinícola com história, cuidado e mãos virtuosas na produção de vinhos expressivos e inspiradores para o paladar do brasileiro.

A bela Puglia ganhou uma sólida reputação nas últimas décadas como a região vinícola mais promissora da Itália. Famosa por sua atraente Primitivo é o lar de uma fascinante série de microclimas devido à sua proximidade com o oceano. A região vive quatro estações distintas do ano, com sol, chuva e até neve contribuindo para esse clima único e incrível.

A Câmara do Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) promoveu um jantar especial no Ristorantino em São Paulo, que antecipou a XII Settimana della cocina regionale italiana. Na ocasião, foi apresentado os vinhos da vinícola Le Vigne Sammarco da Puglia na presença da gerente de exportação Roberta Lupi ( foto abaixo)

O jantar contou com menu harmonizado de quatro tempos, sendo todos os pratos originais da região da Puglia, com a entrada de Bacalhau cozido sobre creme de grão-de-dico e ervas-doce selvagem com o vinho branco Pecten Fianco Minutolo Salento IGP 2022, seguido do 1º prato de massa em forma de orelhinhas com tomates ao forno e queijo tradicional da Puglia harmonizado com o Verve Negroamaro Salento IGP 2017.

No 2º prato foram servidos dois vinhos tintos – Arche Primitivo di Manduria DOP 2016 e o Conservo Appassimento Primitivo Salento OGP 2018 com o cordeiro ao forno em cone de papel-alumínio, tomate e cogumelos eryngui.

E por fim a sobremesa fechou a experiência italiana com massa folhada com creme de confeiteiro aromatizado ao vinho de colheita tardia junto ao Nevo Passito malvasia bianca Salento IGP 2022.

De uma forma geral os vinhos do produtor Le Vigne Di Sammarco provocam fascínio. O Pecten Fianco Minutolo Salento IGP 2022 é fresco com aromas de frutas amarelas e toque floral – limão, tangerina, grape fruit e cítricos envolvem o paladar com acidez saborosa, equilíbrio e mineralidade.

Já o tinto Arche Primitivo de Manduria DOP 2016 não passou despercebido com caráter frutado, acidez crocante e taninos equilibrados e saborosos. É longo, adorável e com ótimo acabamento final quase apimentado. (sem importador, por enquanto).



Seviço: Le Vigne Di Sammarco

www.levignedisammarco.it

www.italcam.com.br

Fotos: ITALCAM ( Bruno Lemos)