Goles Novo Mundo

Finca Sophenia: qualidade superlativa à bom custo benefício


Postada em 31/07/2023 às 09:15
Por Glaucia Balbachan


No que se refere tradição e sustentabilidade é notável que a Finca Sophenia seja uma vinícola superestimada com mãos virtuosas e terroir abençoado para a produção de vinhos inspiradores. ( foto acima: Finca Sophenia)

Nos últimos 25 anos a marca argentina tornou-se íntegra e destacada no quesito bons vinhos com ótimo custo benefício. Porque quando falamos em vinho argentino sempre é gerado uma expectativa, um consenso e, mas que isso, uma confiança natural em aproveitar uma experiência de qualidade superlativa.

Encontrado em mais de 20 países e reconhecido por críticos na Europa, Ásia e América, a Finca Sophenia foi idealizada por Roberto Luka (empresário líder do agro negócio – ADE e ex-presidente da Wines of Argentina).

O nome Sophenia é uma homenagem a sua filha Eugenia Luka, que é a atual diretora de marketing, que foca inovação e sustentabilidade nos vinhos.

Para Luka os pilares da qualidade de seus vinhos começam na sequência do terroir, vinhedo, equipe de pessoas envolvidas, a adega e sustentabilidade.

A World Wine promoveu um memorável almoço harmonizado com 5 rótulos da Finca Sophenia, na Enosteria dentro da Casa Lapastina nos jardins em SP, onde o enólogo responsável Joaquim Martin esteve presente no evento falando do terroir de Tupungato. “Gualtallary é um distrito localizado no departamento de Tupungato, no Vale do Uco, Mendoza. Tupungato traz um microclima ideal para o amadurecimento lento das uvas, com uma amplitude térmica que permite atingir uma grande concentração de aromas e sabores. A combinação de altitude, clima frio e solos arenosos e pedregosos resulta em uma acidez natural ideal que confere vinhos intensos e elegantes que se destacam por sua boa estrutura e sua textura tânica única”.

Enólogo jovem e articulado já passou pela Viña Cobos (do norte americano Paul Hobbs) e atua como enólogo na Finca Sophenia desde 2018. Joaquim conta que usa toneis de aço inox, concreto e carvalho para a elaboração e finalização dos vinhos e destaca a sustentabilidade em seu trabalho resultando em produtos orgânicos, veganos com alguns rótulos sem sulfito.

O Malbec Rosé AltoSur 2022 recebeu os convidados da masterclass.

De cor salmão de leve intensidade (quase um Provence) não passa por estágio em carvalho, trazendo nos aromas frutas vermelhas e toque floral. Já no paladar pêssego branco e bastante frescor

Sophenia Estate Wine Chardonnay 2022.
Com processo de fermentação e passagem por carvalho, trata-se de um ótimo Chardonnay com aromas de frutas brancas, nota mineral e toque de baunilha. No paladar é redondo, frutado e com acidez vibrante (para comprar de caixa).


Sophenia Estate Reserva Syrah 2021
Nosso favorito para o dia-a-dia. Com passagem de 12 meses por carvalho esse varietal de Syrah está apetitoso e traz nos aromas frutas negras como amoras maduras, notas florais de violeta e toque balsâmico. No paladar é encorpado com taninos e acidez que caminham de mãos dadas no equilíbrio. Final de boca frutado e com leve toque de defumado.


Sophena Antisynthesis Parcela Río Seco 2021
É um blend atípico de Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. Com passagem de 12 meses por carvalho, os aromas reservam amoras e especiarias como pimenta preta. Na boca taninos granulados e finos e ótima acidez. Ainda jovem mostra bom potência de envelhecimento.


Sophenia Synthesis The Blend 2018
Trata-se de Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot na garrafa. Com 14 meses de passagem por carvalho apresenta frutas vermelhas e negras mais maduras, especiarias e toque de tabaco. No paladar é um blend de potência e elegância com sabores de frutas negras acentuadas e toque de tabaco no final. Uma boa surpresa para o Dia dos Pais.

 

Serviço: Finca Sophenia

Importadora: World Wine

www.worldwine.com.br

Instagram: @fincasophenia

Instagram:@worldwine

Fotos: Site Empratado