Cardapios

Carol Lamaita: A arte feita com as mãos


Postada em 27/04/2023 às 08:37
Por Glaucia Balbachan


Peças que exibem sombra, movimento, cores, formas e texturas são características da ceramista Carol Lamaita.

Conhecida no mundo da gastronomia, Carol conquistou chefs e restaurantes em SP, Campinas e Recife com seu trabalho despojado e sustentável que acomoda de forma delicada o alimento dos habitués. Suas peças são encontradas na Frutaria, Botanikafé, Fábrica de Dengos Chocolates, Ema e Miado em São Paulo, já em Campinas suas cerâmicas estão no Elixi e no Nez Bistrô em Recife.

“Muitas escolhas estéticas têm a ver com a pegada natural sustentável desses estabelecimentos. No caso de alguns chefs, foram criados pratos exclusivos para atender cada menu”, explica a ceramista.

Carol mantem seu olhar atento no mundo, na cultura, nas pessoas, no comportamento e traz tudo isso para seu atelier. Espontaneidade, leveza e sustentabilidade são reconhecidas em suas peças.

Para o preparo de suas peças não há o uso de componentes sintéticos em esmaltes de finalização das peças, apenas óxidos minerais para criação as cores, além de reciclar todo o material de sua produção.

Além de artista é também professora de cerâmica especializada e já está no mercado há duas décadas trazendo as práticas sustentáveis de produção.

“A cerâmica tem o poder de transformar os ambientes, as experiências e até mesmo a vida de quem produz! Por isso tem sido um grande prazer formar novos ceramistas e perceber um mercado cada vez mais comprometido e qualificado!”

 

Serviço: Carol Lamaita

Instagram: @carollamaita

Fotos: Divulgação