Goles Novo Mundo Velho Mundo

Baronesa P. 2020: O savoir-faire de Rothschild no Chile


Postada em 01/05/2023 às 22:41
Por Glaucia Balbachan


No dia 17 de abril, a vinícola chilena Escuro Rojo e a importadora World Wine promoveram em São Paulo, uma degustação para lançar o Cuvée Baronesa P. safra 2020.

A importante marca francesa Baron Philippe de Rothschild chegou ao Chile em 1996 com o lançamento do rótulo Almaviva e logo em seguida em 1999 é criado o Escudo Rojo.

Na ocasião o enólogo e CEO da marca Emmanuel Riffaud, apresentou uma masterclass com o tema: “De Bordeaux ao Vale do Maipo, a Cabernet Sauvignon e a arte do assemblage”.

O objetivo da apresentação era comparar terroir, clima, solo, viticultura, sub-regiões, a sustentabilidade, a longa experiência e o comportamento da variedade Cabernet Sauvignon em Bordeaux na França e no Chile no vale do Maipo.

O icônico Cuvée Baronesa P. é uma homenagem a Baronesa Philippine de Rothschild, nascido a partir de micro-terroirs chileno no Vale do Maipo. É um blend expressivo e elegante onde a Cabernet Sauvignon é a predominante. Trata-se de aromas e sabores complexos de frutas e especiarias com taninos aveludados e acidez adorável. O vinho chileno com alma bordalesa traz 4 cepas além da Cabernet Sauvignon como Carmènére, Petit Verdot, Cabernte Franc e Syrah.

Durante a masterclass os vinhos apresentados foram Escudo Rojo Sauvignon Blanc, Escudo Rojo Gran Reserva 2019, Escudo Rojo Baronesa P. 2020 (lançamento), Baron Nathaniel 2017 e Baron Henri 2017.

 O Millésime 2020 da Baronesa é um tinto imponente com frutas vermelhas frescas, notas sutis herbáceas e toque de nozes nos aromas. No paladar é jovem, elegante com acidez saborosa e taninos aveludados. O tempo vai elevar a qualidade desse chileno forma exponencial.

 

Serviço: Escudo Rojo - Lançamento Baronesa P. safra 2020

Importadora World Wine

www.worldwine.com.br

Foto: Empratado