Goles Novo Mundo

Tannat Day: 14 de abril é o dia da rainha das uvas uruguaias


Postada em 14/04/2023 às 14:46
Por Glaucia Balbachan


Falar da Tannat uruguaia é sempre agradável. E como ela mudou nessa última década!

Paschoal Harriague foi o responsável por trazer a variedade Tannat para o Uruguai. O dia 14 de abril, foi a homenagem que o país fez na data da sua morte celebrando a data da uva no país uruguaio. – 14 de abril de 1894.

Virtuosa, a Tannat vem sendo lapidada e interpretada de forma cuidadosa. Fazendo uma comparação com uma década atrás, a elaboração de vinhos com a Tannat, a evolução foi para muito melhor. Os produtores já faziam bons vinhos, mas o salto na qualidade impressiona a cada safra.

Os vinhos continuam estruturados e com potência, que é sua marca registrada, mas agora a elegância impera no Uruguai.

O cenário da Tannat vem mudando, seja em Canelones, Maldonado, Jose Ignacio, Colonia ou mesmo a Capital Montevideo é possível perceber novos projetos acontecendo com qualidade expressiva, dando uma nova cara ao Uruguai e seus terroirs.

Onde plantar, como conduzir os vinhedos e explorar a melhor expressão da Tannat é o objetivo dos produtores que olham para o futuro.

É fascinante saber que a Tannat tenha se dado bem em um país famoso por suas carnes e assados. O cordeiro uruguaio é o prato mais famoso para se harmonizar com um Tannat.

No da 10 de abril a Uruguay Wines reuniu a imprensa do vinho e alguns produtores em São Paulo para um almoço de comemoração ao Dia da Tannat. O evento contou com a presença ilustre da consulesa geral do Uruguai em SP, a Sra. Marta Echarte Baraibar. ( foto acima)

O evento começou com uma degustação em formato de feira, onde produtores e representantes de cada vinícola apresentaram seus Tannats aos convidados. Alguns brancos também marcaram presente elegante na comemoração, como o Ombu Moscatel 2022 da Bracco Bosca, Chardonnay Petit Manseng da Artesana, Verdejo 2022 da El Capricho e o Single Vineyard Albarino da Garzón.

Os Tannats presentes foram: Tannat Viejo 2020 da H.Stagnari, Tannat RPF 2020 do produtor Pisano, Jose Ignacio Tannat 2022 da Oceanica, Don Pascual Tannat 2021 do Establecimiento Juanico, Tannat B28 da Bouza e a novidade do almoço o elegante Casa Grande Tannat 2020 do produtor Casa Grande.

Serviço: Tannay Day em SP

Instagram: @uruguay.wine

www.uruguay.wine

Foto: Site Empratado