Goles Novo Mundo

Vinau: Guia e feira de pequenas produções de vinho chileno, prometem segunda edição 2023 em SP.


Postada em 11/09/2022 às 14:54
Por Glaucia Balbachan


Vinau é um novo Guia de vinhos chileno, que existe há 3 anos. O idealizador do projeto é o sommelier e especialista chileno, Francisco Zuñiga.

A vontade de apresentar seu guia e fazer uma feira expondo mais de 30 produtores no Brasil, já existia desde 2020, mas com a pandemia, Zuñiga precisou esperar um pouco.
Então, em 23 de agosto deste ano, Francisco reuniu na Praça São Lourenço em SP, jornalistas e especialistas de vinho, para uma Masterclass com degustação e apresentação de alguns produtores. Logo em seguida sua feira foi aberta para o público final.

Trata-se de vinhos especiais de vinícolas boutique, produtores independentes, rótulos de parcela e vinhos de terroir na companhia de seus enólogos.

O evento aproximou e surpreendeu o consumidor brasileiro com vinhos em pequenos lotes. A feira chilena contou com mais de 30 vinícolas de pequenas produções, havendo algumas em busca de importadora e várias delas trazendo seus vinhos em primeira mão para SP.

Nossos favoritos foram os das vinícolas: Las Cinco Hermanas com o Vinho Río Lua, Viña Gandolini com o Chada e o 3 Marias, e por fim a Viña Butrón Budinich com o o Semillon natural, Marimari o seu Late Harvest Cumbres Andinas 2016.

Vinícolas presentes foram: Viña Ventolera, Viña Gandolini, Chada Wines, Viña Encierra, Alchemy Wines, Carter Mollenhauer, Viña la Higuera, Viña las Veletas, Viñateros de Raíz, Viña La Familia, Rabelo & Ravelo, Viña Tumuñan, Vinos 3 Monos, Viña Primavento, Viña Las 5 Hermanas, Punku Wines, Viña Casa Nicolas, El Portazo, Fuy Wines, Atypical Wines, Viña Keltrewe, J.O. Wines, Rock Wines, Colectivo Mutante, Viña Juan Segura, Viña La Kura, Viña Prado, Viña Neira, Lenclos Wines, Vinos Peroli, Vinos Manu, Vinos Copa Vinos Cata Ugarte, Mujer Andina, Vinos Alejandro Ñúñez, Viña Casa Hernándes e Viña Butrón Budinich.

Durante a feira, falamos com Zuñiga sobre seu Guia:

Site Empratado: Como surgiu a ideia do Guia Vinau?

Francisco Zuñiga: O Guia Vinau aconteceu em 2018. Depois de 10 anos vivendo no Brasil, eu voltei para o Chile e fazendo algumas viagens, um produtor chileno me questionou, o porquê de não fazer um guia de vinhos novo. E logo comecei a contatar vinícolas para saber outras opiniões e a maioria disse, que eu deveria ir em frente. Só que queria algo diferente dos outros guias. Então meu enfoque foi projetos com pequenas produções de vinho – pequenos lotes.

Site Empratado: Quantos vinhos provou na primeira edição do Guia Vinau, no Chile?

Francisco Zuñiga: A primeira edição foi em 2019 no Chile e foram degustados de 800 a 1000 vinhos. Fazer um guia dá bastante trabalho. E aos poucos íamos entendendo a logística e o trabalho em si.

Site Empratado: Quando começa a fazer o próximo Guia? E há perspectivas de uma segunda edição aqui em São Paulo?

Francisco Zuñiga: Na Volta ao Chile, começamos a degustar em setembro para editar o terceiro guia. E para o ano que vem, a ideia é trazer mais produtores para o Brasil deixando a feira em um formato maior. As vinícolas que estão aqui, 80% delas é a primeira vez no Brasil. Boa parte dos produtores ficaram satisfeitos com a feira. Mostrar seu vinho pela primeira vez em SP é algo marcante. E os jornalistas ficaram impressionados com a qualidade e diversidades dos vinhos. No ano que vem esperamos estar por aqui na mesma data com 80 vinícolas.

 

Serviço: 1ª edição da Vinau (Feira de vinhos chilenos de pequenas produções)

Local: Praça São Lourenço: R. Casa do Ator, 608 – Vila Olimpia/SP

Instagram: @guiavinau

Fotos: Site Empratado