Goles Novo Mundo

Especial Chile: A filosofia orgânica dos vinhos Miguel Torres


Postada em 05/07/2022 às 17:07
Por Glaucia Balbachan


Miguel Torres é uma marca espanhola pioneira em solo chileno desde 1979. O trabalho que é feito por lá é admirável. Desde o cuidado e conceito de vinhos orgânicos até o serviço social.

Apaixonado pelo que faz o enólogo Jorge Rojas Diaz nos deu uma aula de produção de vinho branco, enfatizando o cuidado e importância do controle de temperatura.

Colhidas a mão as uvas brancas chegam à viña e logo são armazenadas em uma câmara fria controlada – para que não comece a fermentação com antecedência. O processo de vinificação é feito no dia seguinte. As uvas chegam a 25ºC na vinícola e na câmara fria as cepas atingem a 2ºC – isso para conservar e proteger todos os aromas da fruta.

Em visita técnica, Jorge nos conta que Curicó é uma região famosa pelas altas temperaturas e que o sistema de irrigação nos parreirais é feito por gotejamento. O cuidado com o terroir se estende a tecnologia dos maquinários, onde as uvas passam por seleção rigorosa. Na fermentação em tanque de brancos e tintos a diferença está na temperatura.

“A temperatura certa é o segredo do resultado de um bom vinho”, reforça o enólogo da Miguel Torres Chile.

Com os certificados nacional de sustentabilidade e de agricultura orgânica, além da utilização das garrafas eco glass para seus vinhos, a marca espanhola em solo chileno destaca o respeito à natureza, trabalho social, inovação contínua, packing ecológico e plano de reflorestar.

Com isso, há projetos para produzir vinhos no conceito biodinâmico. O enólogo da casa nos mostrou algumas cubas de cimento em forma ovalada que traz um movimento diferente para o vinho em relação à lua. “Teremos que acompanhar o comportamento do vinho nesta cuba que é parte de cimento e parte de pedra, porque os movimentos são distintos”, menciona Díaz.

Depois da aula sobre temperaturas e barricas de carvalho partimos para a degustação. Guiada pelo enólogo Jorge provamos mais de 9 rótulos onde achamos vinhos muito expressivos.

No restaurante da vinícola, que também nos surpreendeu com a placa de 100k de sustentabilidade gastronômica – que significa que são comprados produtos locais num raio de 100 quilômetros. Os pratos são de levantar as sobrancelhas.

O destaque refrescante no dia quente, ficou por conta do espumante Rosé Estelado elaborado com a cepa País (uva antiga que chegou ao Chile no século XVI, que foi resgatada pela Viña Montes).

Trata-se do primeiro espumante da uva País elaborado pelo método tradicional. As borbulhas são finas com aromas de morango, amora, cereja, romã e toque de especiarias doce. No paladar é fresco, equilibrado, cremoso e aveludado.

Ótimo espumante com bom custo benefício encontrado em SP, importado pela Qualimpor. O Estelado Chileno pode ser encontrado em empórios, supermercados e lojas de vinhos. O valor médio é de R$100,00.

 

Serviço: Miguel Torres Chile

Panamericana Sur, KM 195 – Curicó – Chile

Tel: 56 75 2 564 100

[email protected]

www.migueltorres.com

Importador no Brasil: Qualimpor

www.qualimpor.com.br

Instagram: @qualimpor

Fotos: Site Empratado