Cardapios

Rinconcito Peruano: Os 10 cantinhos peruanos do chef Edgard Villar


Postada em 28/06/2022 às 16:44
Por Glaucia Balbachan


O Peru é puro sabor!

Não se trata apenas da energia de Machu-Picchu e da história que envolve a civilização Inca, a gastronomia peruana veem ganhando o paladar do brasileiro de um jeito particular e destacado.

O responsável por trazer a cor, o sabor e as texturas da gastronomia peruana para São Paulo de forma pioneira, foi o chef Edgard Villar. Essa história começou a ser escrita em 2000, quando Villar se instalou na região central de São Paulo.

Vendeu artesanato e marmita na rua, até abrir seu primeiro restaurante, na rua Aurora. Foi nesse endereço que tudo começou, onde o primeiro Rinconcito Peruano nasceu.
A cultura, arte e gastronomia impactaram tanto os paulistanos, que hoje a marca peruano já chegou a 10 unidades próprias e que em breve mais duas irão abrir por aqui (Shopping Tamboré e a reabertura no bairro do Itaim).

Qual o segredo? Legitimidade e viagens frequentes ao Peru. Suas receitas de família ganharam o paladar de SP e com isso, o chef peruano foi aproximando naturalmente os habitués de comida típica peruana, montando unidades em vários bairros como: Centro, República, Santa Efigênia, Pinheiros, Moema, Tatuapé, Vila Leopoldina, Guarulhos, Santana e Morumbi, que é a unidade que vamos falar mais.

A unidade Rinconcito Peruano do Morumbi conta com salão principal aconchegante e terraço charmoso no andar inferior, além do salão com espaço kids e área aberta no andar superior. A decoração traz gravuras, objetos e até lhamas de pelúcia te recepcionando na porta da casa.

O menu é sortido e vai direto ao ponto. Os pratos são fartos e perfeitos para compartilhar. O chef Edgard privilegia os peixes e frutos do mar e ingredientes de pequenos produtores.

Enquanto escolhe seus pratos peça um Pisco Sour – drink típico do Peru é equilibrado, saboroso e com toque cítrico. Ou se prefere algo mais exuberante, o coquetel Machu-Picchu te faz entrar no clima peruano com cores vibrantes.

Comece sua experiência latina com o Ceviche de Salmão – leve, fresco e supersaboroso (você pode pedir os tamanhos individual ou família). O Chicharrón Mixto – Trata-se de um mix de peixe, camarão, mexilhão e lula empanados com batata dourada e sarza criolla peruana (saladinha). Acompanha maionese, molho tártaro e pimenta da casa. Frituras bem feitas e batatas macias - o molho de pimenta é ótimo.

O Pulpo Parrillero macio e tenro, chega banhado em molho anticuchero (maionese picante) e chimichurri da casa e acompanha cubos de batata crocante por fora e macia por dentro. O nosso favorito!

Uma das receitas premiadas da casa é a Arroz Chaufa de mariscos ( foto acima), o prato é aromático, colorido e cheio de texturas. Substancioso, traz arroz, muitos frutos do mar como polvo, camarão, mexilhões e lula. Por cima vai um omelete picado com cebolinha e molho shoyo. É uma refeição completa e apetitosa.

Por fim, fechamos o banquete dionisíaco peruano com o Tacu Tacu - receita inusitada, reconfortante e saborosa de massa de arroz e feijão em crosta com mix de frutos do mar banhado com molho cremoso de pimentas peruanas (ají amarillo, ají mirasol e ají panca). Sem erro!

Quando as sobremesas destacamos três, que não passam despercebidas: O Suspiro Limeño, tradicional doce com toque de pisco, merengue e canela, a Torta três leches – receita conhecida que leva creme de leite, leite fresco e leite condensado (a fatia é generosa), e o tentador e delicado Alfajor – biscoito amanteigado recheado com doce de leite cremoso.

Pratos bem servidos, tempero equilibrado, cor, muito sabor e autenticidade. O Peru é incrível!

 

Serviço: Riconcito Peruano – Unidade Morumbi

Rua Dr. Fonseca Brasil, 125 – Vila Andrade/ SP

Tel: (11) 2667.0477

Funcionamento: De segunda à domingo – 12h às 22h)

Instagram: @riconcitoperuano

www.riconcitoperuano.com.br

Fotos: Luis Vinhão