Goles Novo Mundo

Morandé celebra 4 décadas em Casablanca, no Chile


Postada em 27/06/2022 às 11:24
Por Glaucia Balbachan


Apagando velinhas!

A vinícola Morandé está em festa. A marca renomada chilena completa 40 anos de produção de vinhos na região costeira de Casablanca. Visionário e pioneiro, Pablo Morandé – fundador da Viña Morandé, foi o primeiro a plantar videiras no Vale de Casablanca, logo a linha Espírito Pioneiro nascia.

Para a ocasião especial, o atual enólogo da Morandé, Ricardo Baettig fez uma passagem rápida por São Paulo para depois visitar outros estados brasileiros. Em jantar informal e agradável, a embaixadora da marca chilena, Keli Bergamo conduziu a degustação de forma leve ciceroneando todos os convidados.

Em conversa com o enólogo Ricardo Baettig, os vinhos de Casablanca são privilegiados pelo clima fresco da costa. “Quase não chove por lá”.

Além do solo e clima, o segredo da qualidade são o cuidado na fermentação e envelhecimento em tanques, ovos e foudres. São técnicas que garantem vinhos notáveis.
A linha de vinhos elaboradas no cenário de Casablanca são inspiradoras. A mesma energia e entusiasmos que a equipe Morandé reflete, atribui aos vinhos. Baettig segue os passos de Pablo com um olhar contemporâneo e minucioso.

Se você gostar de Gewürztraminer (safra 2020), esse rótulo vai te pegar de surpresa. Trata-se de fruta fresca altamente aromática. Lichia, melão e notas de flor de laranjeira se destacam. No paladar é equilibrado na acidez, textura que lembra um xarope e traz persistência agradável no fim de boca. Impecável e saboroso.

Chardonnay 2017

Frescor e cremosidade em abundância. Chardonnay adorável vinificado em tonel inox e estagia em barrica de carvalho francês. Nos aromas frutas de polpa branca como pera, maçã e abacaxi. No paladar frutas cítricas, acidez gostosa, uma nuance mineral e cremosidade. Vinho que envolve bem o paladar.

Pinot Noir 2018

Expressão típica da variedade. Esse Pinot passou por fermentação malolática e estágio em foudre de carvalho francês por 12 meses. Nos aromas morango, framboesa e cerejas. Há notas de terrosas, canela e toque floral. No paladar especiarias, acidez equilibrada e taninos macios. Sem erro!

Para fechar a celebração dos 40 anos de produção em Casablanca, fechamos com um vinho que não é produzido em Casablanca, mas sim, no Vale do Maipo – é o vinho icônico da Morandé – O House of Morandé.

É um blend elegante de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Carignan, que tem passagem por fermentação malolática, estagia em foudre de carvalho francês e envelhece em 12 meses em garrafa.

É um vinho bem expressivo. Nos aromas frutas vermelhas, notas defumadas e toque apimentado. No paladar é encorpado, complexo, com equilíbrio na acidez e taninos finos. Elegante e marcante no final de boca. Vinhaço.

 

Serviço: Vinhos Morandé

Instagram: @vinhos_morande

www.morande.cl

Importadora em SP: Set Wines

[email protected]

Tel: (11) 3836-2158

Instagram: @setwinesbr

Fotos: Vinhos Morandé