Goles

Os adoráveis friulanos da Tenuta Malucelli


Postada em 03/11/2021 às 09:02
Por Glaucia Balbachan


Um dos locais mais bonitos e pouco explorados turisticamente, a região do Friuli na Itália é reconhecida mundialmente como sendo a melhor em produção de vinhos brancos finos.

Localizado no norte do país da bota, fica entre a Áustria e o leste da Eslovênia e está a oeste do Veneto. Também conhecido como Venezia Giulia, ou simplesmente Friuli surpreende com os seus vinhos. Um bom exemplo está nos rótulos dos vinhos brancos da família Malucelli.

A história da marca começa com a imigração em 1877 onde o destino escolhido foi o Brasil em Paranaguá – Paraná. Depois de 140 anos, seus descendentes voltam ao Friuli e criam a Tenuta Malucelli com cultivo natural.

O projeto é idealizado pelo empresário Gabriel Malucelli com a supervisão da equipe de viticultores e do enólogo Vittorio Tomasella. A vinícola está localizada na Cividale del Friuli em Udine, próximo do antigo Bosco Romagno. Os vinhedos de mais de 40 anos resultam frescor, elegância e equilíbrio aos seus vinhos.

No trabalho está comprometido o plantio, cultivo de uvas, colheita manual e importação de seus vinhos diretamente para o Brasil com preços que variam entre R$105,00 e R$115,00 pelo site.

Em um flight de 5 vinhos: Pinot Grigio Sei Fratelli, Ribola Gialla, Friulano Bosco di Pietra seguido do Friuli Colli Orientali Pinot Grigio (Sei Fratelli) e Friuli Colli Orientali Ribolla Gialla Essenza.

De um modo geral são todos vinhos de alta intensidade aromática, brilhantes na cor, fáceis de beber e de gostar, bem glu glu.

Friulano Bosco Di Pietra

Não é necessário rodar muito a taça, ele já é aromático por natureza. Leve, floral, frutas brancas e notas de ervas camomila. No paladar é equilibrado, redondo e fresco. Vai te ganhar no primeiro gole.

Friuli Colli Orientali – Pinot Grigio Sei Fratelli

Os aromas reservam frutas cítricas como grape fruit, casca de limão siciliano e abacaxi. Na boca é fresco, delicado, com boa acidez e toque de mel no final. Longo e marcante. Adorável.

Essenza Friuli Cilli Orientali – Ribolla Gialla

Elegante, não passa despercebido. Traz frutas amarelas, camomila, capim cidreira, um pouco de baunilha nos aromas. No paladar é macio, equilibrado e muito fresco. Esse verão promete!


Serviço: Tenuta Malucelli

www.tenutamalucelli.com.br

Instagram: @tenutamalucelli

Em SP: Wine Body

Rua Oscar Freire 540 – Jardins/SP

Tel: (11) 99963-3898

www.winebody.com.br

Instagram: @winebodybrasil

Fotos: Divulgação