Cardapios

Outubro é o mês do Karê!


Postada em 21/10/2021 às 11:08
Por Glaucia Balbachan


Já ouviu falar no karê?

A origem do curry é indiana, mas os japoneses fizeram adaptações ao seu modo introduzindo em sua cultura alimentar, assim consolidando um dos pratos mais populares do Japão – o Karê Raisu.

Famoso nos anos 80, começou a surgir nos restaurantes e (seu molho peculiar, pode ser encontrado em intensidades que vão do suave ao mais marcante).
Se você for um apaixonado por gastronomia japonesa, o mês de outubro em SP vai destacar um ingrediente transformador nos pratos e iguarias japonesas – é o karê ou mais conhecido como curry japonês.

Para celebrar essa especiaria, a JETRO (Japan External Trade Organization) aproxima o popular karê entre os brasileiros. São mais de 100 restaurantes e lojas, que vão participar dessa ação em todo mês de outubro. Todos esses estabelecimentos trazem o selo Japanese Food Supporter Store. Trata-se de uma certificação instituída pelo Ministério da Agricultura, silvicultura e Pesca do Japão – que funciona como um incentivo do uso de produtos genuinamente japoneses.

Nas lojas por exemplo, o Karê será apresentado em tabletes, em pó ou em flocos nas gondolas. Já os restaurantes vão criar pratos com o clássico curry japonês. O prato mais conhecido é o karê Raisu (arroz acompanhado de molho de curry, legumes, carne suína, bovina ou mesmo frango). Mas há versões variadas como o karê Udon - espécie de macarrão japonês que acompanha a especiaria, além do karê Pan – pão recheado com o curry.

Restaurantes como Kinoshita, Aizomê estão na lista de participantes, além de Espaço Kazu, Yakitori, Umami Deli, Haru Sushi, Hirá Ramen Izakaya entre outros. Confira aqui todos estabelecimentos participantes: 211013_lista_participantes_mes_do_kare_out_21.pdf

 

SERVIÇO: MÊS DO KARÊ

Período: de 1 a 31 de outubro

Promoção: JETRO – Japan External Trade Organization

Apoio: Embaixada do Japão e Consulado Geral do Japão em São Paulo

Acompanhe as novidades do Mês do Karê nas redes sociais da Jetro.

Instagram: @jetro_saopaulo |Facebook: @JETROSaoPaulo

Fotos: Divulgação – Rafael Salvador