Goles Novo Mundo Viagens

Especial Uruguai: Vários vinhos, várias horas e várias taças


Postada em 24/02/2020 às 10:19
Por Glaucia Balbachan


Varios vinos, varias horas e varias copas!

O país é pequeno, incrível e a comida e vinhos singulares. O turismo é intenso por lá. Melhor época para conhecer o Uruguai? O ano todo! E se a viagem for com intenções mais direcionadas para o enoturismo, organize-se para agendamentos de visita guiada, degustação e hospedagem – parte das vinícolas tem infraestrutura para deixar sua experiência especial e completa.

Historicamente o vinho chega ao Uruguai na segunda metade do século XIX, graças aos imigrantes italianos e espanhóis. E assim por diante a cultura da produção de vinho foi aumentando as sua atividades, cultivo de diversas variedades de uva e produtores.

A uva icônica que reina no país é a Tannat, que de forma natural se deu bem com o terroir uruguaio, mas os produtores começaram a investir em outras uvas que a cada safra vem mostrando boas surpresas ao paladar, entre elas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Marselan, Syrah, Pinot Noir, Tempranillo, Garnacha, Cinsaut, Gamay, Nebbiolo, Malbec, Barbera, Mourvedre, Carignan, Petir Verdot e por aí vai. Entre as uvas brancas são plantadas: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier, Albariño entre outras.

Nossa viagem teve duração de 6 dias em contato direto com regiões de cultivo, enólogos, produtores, vinícolas e mais ou menos 70 vinhos degustados por dia. Uma rica imersão sobre o que o Uruguai vem fazendo em relação ao seu vinho, que de 10 anos para cá, teve um salto significativo na sua qualidade. Os vinhos estão impressionantemente bons.

Entre as vinícolas visitadas conhecemos de perto: Pizzorno, Dardanelli, De Lucca, Spinoglio, Castillo Viejo, Pisano, Progreso, Marichal, ArtesanaEstablecimiento Juanicó/Familia Deicas, Narbona, Leonardo Falcone, Antigua Bodega Stagnari, Familia Traversa, Bouza, Ariano, Cerro ChapeuGiménez Méndez, Viñedo de los Vientos, Varela Zarranz, Alto de la Ballena, Garzón, Viña EdénSacromonte  e fechando com Bracco Bosca.

São 25 marcas de vinho com caráter e personalidade distintos que serão apresentados semanalmente aqui no site Empratado, portanto, nos acompanhe, porque os vinhos do Uruguai estão vindo com tudo!

 

Serviço: Uruguai e seus vinhos únicos

Nossa viagem ao Uruguai foi a convite do INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai para o Uruguay Wine.

www.inavi.com.uy

Fotos: Site Empratado