Cardapios

Evento nordestino regional: Inova enaltece a gastronomia paraibana em sua 2ª edição


Postada em 18/11/2013 às 23:42
Por Glaucia Balbachan


O melhor da gastronomia e insumos paraibanos

Picanha de cordeiro paraibana executada pelo Chef Walter Ulysses

Era inevitável a 2ª edição do Inova gastronomia Paraibana acontecer. Idealizado e organizado por Jussara Andrade, o evento foi um espetáculo de gastronomia e cultura, tendo o Senac Cabo Branco como cenário de uma celebração à valorização dos produtos locais e regionais.

O melhor dos ingredientes da região de João Pessoa / PB

O foco deste ano foi a Inovação, Gestão e Sustentabilidade, que foram discutidos entre os dias 22 a 25 de outubro de 2013. Os responsáveis pela realização desta festa do bem comer foram a Fecomércio PB, o Sesc Senac e o Sebrae.

O chef Laurent Suaudeau na abertura do Inova gastronomia Paraibana

A grande festa que reuniu chefs de cozinha de vários Estados do Brasil e profissionais deste nicho causou rica troca de culturas na presença de insumos, bebidas e técnicas reveladas nas aulas-show, oficinas e fusão de ideias nas palestras nos quatro dias, que movimentaram a calorosa e encantadora João Pessoa.

Chef do Aconchego Carioca - Kátia Barbosa em aula Show no Sesc Cabo Branco

O chef francês Laurent Suaudeau abriu o evento com palestra reforçando a inovação. “A cozinha é a linguagem do povo e a paixão é o ingrediente principal do chef. Antes se questionava o preconceito dos produtos brasileiros, agora se questiona o porquê não usar matéria-prima regional e local. Isso é inovar com a profissão e me deixa muito satisfeito”.

O chef Premiado Alberto Landgraf em palestra para o Inova

Em seguida o especialista em cachaça Jairo Martins desenvolveu bate papo agradável sobre as origens da cachaça, firmando o selo da cachaça legal, que leva permissão de garantia.

A Chef Baiana Tereza Paim

Num apanhado geral, todos os chef convidados falaram um pouco de sua história e uniram suas experiências diárias aos ingredientes paraibanos - um exemplo disso foi a chef Kátia Barbosa falando de seus bolinhos famosos e de sua comida de botequim do Aconchego Carioca no RJ e de SP.

Chef Fábio Cunha e sua cozinha pantaneira

A chef Flavia Quaresma comentou em palestra sobre a agricultura e gastronomia andarem juntas, onde as parcerias de produtores são imprescindíveis para um bom trabalho. 

Aula Show do Chef Claudemir de Barros

De Maringá no Paraná para SP, o chef premiado Alberto Landgraf falou de tradição versus inovação e os conflitos desses dois gêneros gastronômicos - clássico e contemporâneo na atualidade.

A chef curitibana Manuela Buffara

Em aula show, a chef baiana Tereza Paim, enquanto cozinhava um bobó de camarão frito contou sobre o valor dos alimentos, comida dos orixás, das influências negras e do sagrado e profano unindo a Bahia. “Sempre é bom e positivo termos a oportunidade de mostrar a cozinha que a gente faz. Falar da Bahia e de regionalidade é o melhor que poderia acontecer”, Menciona a chef baiana.

A carioca Mônica Rangel em ação

Em bate papo, o chef Curitibano Celso Freire trouxe a tona, o tema da gastronomia sustentável e responsável desde o reaproveitamento de alimentos e do desperdício dos talos e raízes. Outro ponto discutido foi a gastronomia e a tecnologia nos restaurantes, mapeando pontos pela internet, além das fotos tiradas pelos clientes contado pelo especialista Marcus Varandas.

A chef de confeitaria Lia Quinderé

O chef Fábio Cunha em aula comentou sobre a humildade na profissão e da fusão da comida paraibana e pantaneira. O chef Claudemir Barros falou da importância da brigada e trouxe em sua receita o suprassumo do nordeste – a macaxeira.

Os chefs Felipe e Marcela Rodrigues

A chef paranaense Manuela Buffara em aula se expressou em suas raízes num olhar paraibano com ingredientes como a banana da terra. A carioca Monica Rangel juntou o melhor dos Estados do RJ e PB em aula agridoce com frutas e frutos do mar e conta como foi a experiência de sua participação no Inova. “Achei muita diferença e pra melhor nesta edição. Todos participativos e afinados – a tendência é evoluir cada vez mais”, finaliza a Chef Mônica Rangel.

Moqueca de pupunha e banana da terra da Chef Kátia Barbosa

As chefs convidadas que apresentaram receitas doces da região foram Ana Cloris e Lia Quinderé, que trouxe uma confeitaria com farinha d’água, siriguela e caramelo. Já o casal Felipe e Marcela Rodrigues deram um show de técnica moderna e realçadores de alimentos.

Os amigos e chefs - Tereza Paim e Carlos Ribeiro em aula harmônica nordestina

Foram feitos dezenas de pratos com sabores paraibanos com o melhor time de chefs de cozinha entre eles: Willian Chen Yen, Ivan Achcar, Walter Ulysses, César Santos, Ivan Prado, Samuel Lacerda entre outros nomes. Entre porções de xerém e caldinhos apetitosos o Chef paraibano Carlos Ribeiro - aplica técnicas em pratos mesclados com histórias da cidade nordestina como o arroz de forno para Anayde Beirez e finaliza dando sua opinião no final do evento: “Estar na 2ª edição do Inova é ver o progresso da minha cidade. João Pessoa está mais forte, madura e estruturada, esperamos outros eventos partirem desse”. Conclui o carismático chef paraibano.

 
 
Serviço: Inova gastronomia Paraibana
Escola de gastronomia do SENAC / Hotel SESC
Av. Cabo Branco, 2788 – João Pessoa/ PB
Fotos: Helena Gama – www.saboresdecanela.com
 
Jussara Andrade
Andrade Marketing & Eventos
Tel: (083) 3244-0088
http://www.andradeeventos.com.br/