Cardapios

Izakaya Jipangu: Vila Mariana ganha novo boteco japonês com pratos esmerados para compartilhar


Postada em 30/03/2015 às 00:43
Por Glaucia Balbachan


Já faz um tempo que a culinária japonesa conquistou adeptos - em especial os paulistanos, com seus pratos coloridos e apetitosos. Hoje em dia o que é oferecido em termos de serviços de culinária oriental - começa com os tradicionais restaurantes à la carte, em seguida os populares rodízios, que somam 90% das casas, depois as temakerias e por fim, os restaurantes de fast food em shopping centers. Mas o que se sabe é que é uma gastronomia que se come com os olhos. E também é uma culinária que não se engana, principalmente pela matéria-prima e seus temperos. Cada tipo de peixe, cada vegetal, tudo é trabalhado com muita atenção e primor. Todos os detalhes minuciosos formam a apresentação singular dos pratos.

Em plena Joaquim Távora, no bairro frequentado por estudantes e jovens adultos - encontramos um legítimo japonês com cultura e irreverência gastronômica para oferecer. Aberto há um mês, a casa dos sócios Fábio Okamoto e Akio Ishiguri foi inaugurada no dia 23 de fevereiro de 2015. O conceito do local é de um restaurante com espírito de izakaya (boteco de japonês). Em São Paulo é possível encontrar uns 10 desses botequins por aqui - mas todos seguem uma linha bastante tradicional. Normalmente são pequenos, simples e rústicos - é normalmente um local onde se encontra saquê e cerveja para acompanhar porções de tira-gosto japonês. A proposta do izakaya contemporâneo é de compartilhar a comida na mesa entre amigos - sempre em porções diferente acompanhado de drinks e bebidas orientais.

O nome da casa - Jipangu foi o primeiro nome do Japão no Ocidente. No processo de criação para chegar ao resultado de seu menu, o chef Fábio Okamoto partiu de suas experiências com izakayas e restaurantes japoneses onde trabalhou. O menu da casa é enxuto e vai direto ao ponto. Mas a dica é conseguir um espaço no balcão próximo do braço direito do chef Okamoto – Vitor Alexandre, que trabalha a agilidade e destreza nos pratos frios atrás do balcão. Comece com o Kimpira gobo – raiz de bardana, cenoura e pimenta dedo de moça com tempero a base de shoyo ou com o Dashimaki, omelete ao estilo japonês com caldo de peixe adocicado com cebolinha – São entradas leves e frias com sabor sutil nos temperos.

Outra aposta é o Shoyu zuke tamago – gema perfeita marinada no shoyu temperado com katsuobushi, acompanhada de cebolinha e gengibre – supersaboroso. Um prato que resalta aos olhos e paladar é a salada de polvo – o Takô Sumisô. Sobre os pratos quentes o destaque fica com o Okonomiyaki Osaka fu – panqueca com frutos do mar, legumes em massa cremosa coberta com molho adocicado e raspas de peixe seco – serve duas pessoas.

Pratos bem executados, serviço atencioso, bons preços e sabor. Vale a visita.

 


Serviço: Jipangu Iazakaya
Rua Joaquim Távora, 1306 – Vila Mariana/SP
Tel: (11) 2384-0424
Fotos: Divulgação