Goles Novo Mundo

Vertical Icono: A imponência de Luigi Bosca


Postada em 24/07/2019 às 10:09
Por Glaucia Balbachan


O nome já traduz bem do que se trata o vinho argentino do produtor Luigi Bosca. É um Icone. Marca que traz sinônimo de qualidade exponencial, o nome Bosca teve inicio no mundo do vinho em 1901, em Lujan de Cuyo na Argentina. Vinhedos da família que somam a idade de 80 a 100 anos de vida, trazem resultados na taça como uma montanha russa de sensações.

Em passagem rápida pelo Brasil, Alberto Arizu (terceira geração da família Bosca), e o enólogo responsável Pablo Cuneo apresentaram juntos, a esperada vertical da linha Icono.

A noite foi aberta com o espumante Luigi Bosca Bohème Brut Nature. Inusitado, traz uma porcentagem de 10% de Pinot Meunier no blend de Chardonnay e Pinot Noir. É impressionantemente bom. Tem algo de vintage nele, cor e notas de oxidação de extrema elegância. Longo, expressivo e arrebatador.

As safras da vertical apresentadas foram: 2006, 2008, 2010, 2011, 2015 e 2017. De incrível evolução, os vinhos de forma geral trouxeram uma experiência única, são vinhos grandiosos e belissimamente bem feitos.

A proposta traz potencia ligada ao refinamento. Esqueça aquele formato de vinhos pesados com muita madeira e frutas em compota. Agora a historia é outra, o equilíbrio e o frescor estão muito presentes.

As safras de 2006, 2008 2010 e 2011 tiveram variação clima de ano para ano, mas parecia um elixir – adoráveis no nariz e boca. Em especial frutas silvestres, violeta, cacau, pimenta preta, café, chocolate, cassis, mirtilo, acidez deliciosa e evolução surpreendente. Os taninos estavam presentes mais bem colocados.

Já as safras de 2015 e 2017 ainda mais frescas. São redondos no paladar e as frutas vermelhas frescas ganham maior espaço, menos madeira, taninos com textura, corpo, potencia e final longo de fruta na boca. Ah... esse argentinos sabem fazer vinho.

 

Serviço: Vertical Icono – Produtor Luigi Bosca

www.luigibosca.com.ar

Importador exclusivo: Decanter vinho

Enoteca Decanter SP

Rua Joaquim Floriano, 838 – Itaim Bibi/SP

Tel: (11)3702-2020

www.enotecadecantersp.com.br

Fotos: Site Empratado