Goles

SBAV/SP: Atrai e fideliza mais sócios para o mundo do vinho


Postada em 17/08/2015 às 13:52
Por Glaucia Balbachan


Felizmente o mundo do vinho vem ganhando maior interesse e mais apreciadores. E a SBAV - Associação Brasileira dos Amigos do vinho vem ganhando êxito nesse quesito desde 1980, quando foi fundada.
Do sonho de um enófilo a formar uma confraria de pessoas com um desejo em comum de compartilhar bons goles de vinho – O fundador e primeiro sócio da SBAV/SP foi Carlos Cabral.
Pioneira na cidade de São Paulo, a SBAV, que por atendimento no código civil em 2002, deixou de ser “sociedade” para “associação”, ainda segue sua sigla consagrada há mais de 30 anos.
O principal objetivo da associação é de reunir adeptos em discurso descontraído, que queiram se aprofundar no domínio da cultura do vinho, além de espalhar conhecimento e experiências com a bebida.

Atualmente com mais sócios, há uma gama de ações que a SBAV apresenta como:

• Espaço para aqueles que querem iniciar ou aprofundar seus conhecimentos sobre vinho em cursos básicos e avançados
• Degustações específicas, por região ou por tipo de vinho
• Viagens a regiões vinícolas
• Apresentações periódicas de vinhos que, no momento, são os best-buys (representando a melhor relação custo-benefício de produtos encontrados com facilidade junto aos fornecedores locais)
• Compatibilização entre determinados pratos e vinhos
• Noites especiais em que ao vinho e à comida junta-se a boa música, com apresentações de grupos e solistas de música lírica, de câmera e de jazz
• Participação em feiras e salões ligados ao vinho e à gastronomia.
• E lançamentos no mercado brasileiro, apresentados por importadores e produtores nacionais e estrangeiros, que comentam as regiões e a produção dos vinhos que representam, além de analisarem seus produtos com os participantes.
Um exemplo disso foi a apresentação da sommelière Fabiana Gherardini, que trouxe seis amostras de vinhos espanhóis com potencia e elegância, para a noite de degustação vindas da importadora Vinea (www.vinea.com.br). Que depois de todas as provas deixou preços camaradas direto da importadora para os sócios. 

Das seis amostras – duas chamaram atenção:

Cava d’Olerdola

Elaborada com as castas Macabeo (45%), Parellada (30%) E Xarel-lo (25%), a Cava de borbulhas finas, traz aromas de fruta branca como pera madura e notas de mel. Na boca boa cremosidade, frescor e equilíbrio. Final longo. Bom vinho.
Teor alcoólico: 11,5%
Valor: 89,00

Entre os tintos empratamos o – Briego Crianza – 2009

Feito com 100% casta Tempranillo tem 14 meses de barrica francesa e americana. Características que se destacam são a potencia e a intensidade, que andam de mãos dadas com a elegância. No nariz é frutado que traz morangos maduros, mirtilo, amora, chocolate e um pouco de tostado. Na boca tem acidez media, taninos macios, equilíbrio e sabor intenso. Com 91 pontos Robert Parker - Sem erro!
Teor alcoólico: 14%
Valor: R$185,00

 

Serviço: Sbav/SP

Rua Cincinato Braga, 321 – Bela Vista/SP

Tel: (11) 3814-7905

http://sbav-sp.com.br

Fotos: Divulgação

Com estacionamento no próprio edifício