Cardapios

Chile surpreende com sua produção de trufas negras


Postada em 04/07/2016 às 13:25
Por Glaucia Balbachan


O Chile é um país incrível. Sempre nos surpreende com suas produções. Com mais mar, que terra em suas extensões seus produtores conseguem extrair o que há de melhor de sua natureza local.


Os produtos chilenos são atualmente uma referencia no mundo, por conta de seu salmão e mexilhão, frutas secas e frescas, o azeite e seus vinhos. Mas agora o Chile se destaca com uma das iguarias mais refinadas da alta gastronomia – as frutas negras.
O terroir privilegiado unido às técnicas avançadas foi possível ter bons resultados. Como na Itália, o Chile também utiliza cães adestrados para a colheita das trufas. ( Foto abaixo: Espaguete de pupunha com lascas de trufa chilena)


Com o aumento da produção, fundou-se a Associação de truficultura do Chile em 2013 reunindo 30 produtores no cultivo da iguaria única e específica no paladar e aroma.
A aposta agora é de apresentar o produto ao Brasil, em especial em São Paulo e principais capitais, onde a concentração de restaurantes é maior. A Associação de Truficultores e a ProChile ( escritório comercial do Chile no Brasil), estiveram em SP na Truferia San Paolo apresentando o produto em natura à importadores e jornalistas. 

( Foto acima: Ovo com gema mole, polenta  com mateiga de trufas brancas e negras com ragu de carne e lascas de trufa - foto @vinhoegastronomia). A chegada do produto está em negociação no Brasil, mas o que tudo indica é que o "diamante negro” estará muito em breve por aqui.


Serviço: Trufas do Chile
ProChile – www.prochile.gob.cl

Fotos: Divulgação