Goles

Vinícola Spielmann Estates: Os Tintos de Rodolfo Spielmann


Postada em 06/09/2016 às 01:28
Por Glaucia Balbachan


O argentino Cult

A história da Spielmann Estates ganhou existência em 2010, quando o proprietário argentino, que vive no Brasil - Rodolfo Spielmann resolveu se dedicar a seu sonho de ter seu próprio vinhedo. Que em sua magnitude soma 30 hectares na Calle Cobos, em Pedriel (Sub-região de Mendoza).

As castas cultivadas são: Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot. E o que traz a personalidade e singularidade nos vinhos da Spielmann são o Terroir, suas vinhas velhas de 1910 e o processo de poda verde. O responsével à frente do cuidado das vinhas e vinificação é o enólogo renomado Pepe Galante (ex-enólogo- chef da Bodega Catena Zapata).

Com formato de Vinícola Boutique, a Spielmann Estates produz pouquíssimas garrafas onde são encontradas atualmente na Argentina e Brasil. Em âmbito geral, são vinhos tintos onde a intensidade e elegância caminham de mãos dadas. É peculiar e muito gostoso. Os valores em médio vão de R$180,00 a R$440,00.

Martin Fierro, Barbaro, La Cassarolle, La Frontera, Karu, Le Bilbouquet, Bardega, Rubaiyat, Cantaloup, Bistrô Le Vin e Vinheria Percussi são endereços bastante conhecidos em SP, onde é possível encontrar com garantia o vinho argentino Premium.

Entre as linhas Canal Flores e Viñedo 1910 – nós do Empratado podemos degustar seis amostras, que surpreenderam nos aromas e paladar. É possível notar o cuidado na elaboração, que resultou complexidade e personalidade minuciosa.
Os rótulos envolvidos no tasting foram o Canal Flores malbec reserva 2011, da mesma linha o malbec Barrel Fermented 2011, o malbec 2012, o malbec reserva safra 2013 e dois Viñedos 1910.

Todos são ricos nos aromas, mas as atenções ficaram com o Canal Flores malbec reserva 2013 (que está chegando ao Brasil). É um blend de malbec de vinhas de 100 anos, Cabernet Sauvignon e Syrah. Passando por carvalho francês no período de nove meses. O vinho é uma delicia.

Equilibrado, macio e frutado traz notas de chocolate, caramelo e tostado no aroma. Na boca é redondo, acidez na medida, taninos delicados e é fácil de beber. Sem erro! Vale a investida.

Serviço: Spielmann Estates
www.spielmannestates.com

[email protected]

Fotos: Divulgação