Cardapios

Especial Chile: Onde Comer em Santiago


Postada em 28/02/2017 às 18:43
Por Glaucia Balbachan


Ir a Santiago é sempre uma surpresa. A cidade sempre está crescendo com grandes edifícios, pontes, novas vias e com ele a evolução de seus produtos culturais. Santiago é democrático na gastronomia, visitantes podem encontrar do clássico ao contemporâneo e conhecer os melhores sabores harmonizados com seus vinhos, que são reconhecidos mundialmente.
Famoso por seus peixes e grande variedade de frutos do mar, fica fácil de escolher bons pratos para se deleitar. O famigerado Ceviche originário do Peru, ganha todo seu respeito e excelencia na sua execução. Em dias quentes faz dupla romântica o um Sauvignon Blanc da região.

Em nossas aventuras chilenas desfrutamos quatro locais que impressionaram bastante na qualidade e serviço entre eles: O Barrica 94 localizado no bairro boêmio de Santiago. Dentro do Pátio Bellavista, um belo boulevard gastronômico a céu aberto é possível encontrar pratos típicos chilenos à cozinha internacional.

O Barrica 94 é um bar de vinhos com alguns ambientes para aproveitar dentro e fora com decoração atraente. Estiloso e com serviço cordial a casa traz 320 rótulos de vinhos – sendo 75% deles chilenos. Há também algumas enomatics com opções de vinho taça. Os pratos são variados e mesclam entre internacional e local com pegada contemporânea.

Com menu variado começamos com um Picoteo del mar com Ostras, cebiche de pescado e brochetas de polvo.Com apresentação de encher os olhos tivemos um vinho Rosé chileno com cara de Provence por conta da cor e delicadeza. Tudo lindamente ao ponto com diferentes texturas e o frescor do mar.

Em seguida por conta de uma noite bem quente – achamos conveniente pedir uma salada com folhas verdes, cenoura, cebola roxa, camarões empanados e quinoa. Sem erro com Sauvignon Blanc Chileno!

Ainda no Pátio Bellavista voltamos para conhecer a Marisqueria y Cantina. E pedimos uma porção farta de mariscos gratinados com ervas, uma porção de camarões ao queijo e azeite e polvo sobre um leito de purê de batatas com beterraba.

Os pratos estavam primorosos e equilibrados na medida, e claro sempre na companhia de um vinho local. E para fechar pedimos uma clássica sobremesa chilena o Mote com huesillo – É um doce com base em grãos de trigo, pêssegos e calda da própria fruta. Bem leve no açúcar e fresco. 


Serviço: Barrica 94
Constitución 6, Providência ( Patio Bellavista)
www.barrica94.cl

Marisqueria y Cantina
www.puertobellavista.cl


Bocanáriz

O Bocanáriz é um wine bar descolado que fica no bairro de Providencia em Santiago. É diminuto e agradável. O balcão é sempre disputado por grupo de amigos. E a casa reserva sempre as melhores garrafas de diversos locais do mundo e casais.

A gastronomia é delicada e saborosa e os vinhos estão sempre presentes. Por influencia de um casal ao lado pediramos uma salada linda de salmão, batatas, alcaparras e ervas – e sim foi bem com um Chadonnay fresco chileno. A experiência foi deliciosa – o local é altamente recomendável.

Serviço: Bocanáriz
José Victorino Lastarria 276 – Providencia – Santiago
www.bocanariz.cl

 

Bavaria Restaurante

Saindo da Vinícola Gandolini Wines na região do Maipo em direção a vinícola Ventolera com direito a um belo tasting de vinhos Brancos in Leyda, demos uma parada para comer no Restaurante Bavaria. Tradicional, a casa funciona há 60 anos e suas carnes são famosos na região. Porém dois elegantes garçons já senhores, trajados de branco com gravata preta sugeriram os hambúrgueres da casa que são bem requisitados. Então fomos de burger tradicional com palta ou abacate. Sim, o hambúrguer é grande, suculento e supersaboroso. Vale a visita sem dúvida!


Serviço: Bavaria Restuarante
Paine – Santiago
www.bavaria.cl

Fotos: Site Empratado