Cardapios

A informalidade sofisticada do Kurâ Izakaya contemporâneo


Postada em 02/07/2019 às 11:51
Por Glaucia Balbachan


Izakaya é uma expressão japonesa que significa Boteco – trata-se de um estabelecimento despojado onde costuma-se comer e beber bem no Japão. Porém, alguns Izakayas começaram a surgir em SP, onde viraram tema de livro como: “Izakaya: Por dentro dos botecos japoneses” do produtor cultural e expert em Izakayas - Jo Takahashi, que também tem envolvimento profundo no novo Kurâ.(Foto acima salão do Kurâ por João Erbert).

O responsável por esse blend cultural e gastronômico é o restaurateur Marcelo Fernandes – o mesmo das casas: Kinoshita, Attimo per quatro, Mercearia do francês, Clos entre outros.

Sua ligação com a cultura nipônica está lá trás desde 2007 com o início de seu Kinoshita, mas depois de 17 vezes indo para o Japão, Fernandes e Takahashi criaram o Kurâ – que na tradução significa (celeiro, armazém e depósito de alimentos como: arroz, shoyo entre outros).

O novo projeto esta localizado no mesmo ponto onde ficava o restaurante Clos, na Vila Nova Conceição. A casa é uma fusão de cultura entre arte e gastronomia. Para a transformação do espaço foi formado um time de artistas sendo responsável pela arquitetura e projeto por Naoki Otake, intervenções de pintura e caligrafias de Catarina Gushiken, o trabalho em tecido por Tati Polo, as intervenções na entrada, colagem e grafite pelas mãos de Gabriel Ribeiro, as obras em bambu de Lucas Isawa, as peças de cerâmicas elaboradas pela ceramista Hideko Honma e a curadoria de Jo Takahashi.

A nova casa gastronômica é elegante, onde a proposta se funde com uma exposição de arte discreta com tecidos, pinturas, fotografia entre outros. Para cada canto do Izakaya as atrações chegam de forma sutil aos olhos. É a união entre a informalidade e do refinamento despretensioso.

Quanto ao quesito gastronômico os responsáveis pelos pratos são os chefs Ken Tanaka (quem prepara os petiscos com o destaque dos kushiaguê) e Yoshio Mizumoto que traz toda sua expertise na arte de fazer o Udon (macarrão artesanal autêntico japonês). Os pratos na sua maioria são coloridos e te fazem salivar facilmente. Boa parte deles são acomodados nos chawans (tijelas) feitos lindamente por Hideko Honma. A gastronomia é marcante e saborosa ao paladar, atribuindo equilíbrio, texturas e cores.

No bar drinks, cervejas, sakes e vinhos ficam por conta das dicas da sommelière Andrea Machado que harmoniza os sabores e aromas com o menu atraente e direto ao ponto.

O Kurâ mescla Brasil, Japão e arte e têm um quê que considero irresistível. Traz muito nítida, aquela sensação reconfortante de que você e seu apetite não poderiam estar em melhores mãos.

 

Serviço: Kurâ Izakaya Contemporâneo

Rua Domingos Fernandes, 549 – Vila Nova Conceição/SP

Tel: (11) 3045-2154

Aberto: Terças, quartas e quintas (12h às 15h/ 18h às 23h). Sextas e sábados (12h as 00h).

www.kuraizakaya.com.br

Fotos: Site Empratado