Cardapios

Umami: O dia do quinto sabor básico pede passagem em comemoração especial


Postada em 20/07/2013 às 00:09
Por Glaucia Balbachan


Gosto de comemoração!

Dia 25 de julho é o dia do gosto – É o Dia do Umami. Um dos hábitos mais antigos entre as nossas culturas deu-se na alimentação, recebendo o nome de gastronomia. O que era apenas um ato de saciar e ao mesmo tempo nutrir, hoje é o ramo cultural que envolve grandes chefs, gourmets, críticos do bem comer, imprensa e pessoas que buscam usufruir uma boa refeição com prazer.
 
Matérias-primas ricas em Umami
 
Tempos atrás existiam apenas quatro gostos primários: doce, salgado, amargo e azedo, mas foi comprovado o quinto gosto básico do ser humano chamado Umami. O responsável pela descoberta do novo gosto foi o japonês no início do século XX, o professor doutor de química Kikunae Ikeda.
O gosto é único e não tem semelhança com nenhum dos outros quatro gostos básicos. No paladar é sutil e peculiar. Para ter uma ideia é necessário degustar alguns alimentos ricos em Umami – que na língua japonesa é traduzida como “saboroso”.
 
Quanto mais maduro o tomate, mais marcante será o gosto umami
 
É notável o gosto Umami nos produtos como: carne bovina, peixes, frutos do mar, cogumelos, tomate e principalmente o queijo parmesão. Para poder entender melhor, outro exemplo é o presunto cru – nele ocorre quebra de proteína, o que eleva o teor de glutamato no alimento. É o que contribui para o realce no paladar.
O tema é tão discutido e tão importante para chefs de cozinha, que palestras realizadas pela empresa Jetro SP e com apoio do Comitê Umami uniram-se em prol da informação referente ao quinto gosto como tema . É uma novidade gastronômica, que existe e precisa ser sentida com delicadeza e calma para poder ser assimilada. A dica sugerida é começar com um pedacinho de queijo parmesão ou ingerindo um tomate maduro, logo, o gosto do umami será reconhecido no paladar. Outra opção é o glutamato monossódico encontrado nos mercados como o Ajinomoto.
 
Novo, sutil, saboroso, delicado, impar - Umami
 
 
Serviço: Umami o quinta sabor básico
www.portalumami.com.br
twitter.com/GostoUmami
facebook.com/GostoUmami
Fotos: Divulgação