Goles

Vinícolas de peso mostram as novidades engarrafadas para o mercado


Postada em 31/10/2013 às 00:01
Por Glaucia Balbachan


 As melhores taças do Sul

 
Trata-se de estrutura, qualidade, quantidade, tecnologia e bons resultados a cada safra. A Serra Gaúcha traz novidades e marcas cada vez mais consolidadas no mercado, aonde vem ganhando espaço dentro e fora do país. O Brasil tem conquistado prêmios internacionais consecutivos com o terroir do Sul. E a tradição familiar reforça o cuidado e a calma do cultivo das uvas até o produto final sair das barricas e ir para as garrafas. 
A primeira Enotour. DOC trouxe a tona 15 produtores e 110 rótulos em quatro dias. E os pontos fortes foram projetos originais, que as vinícolas de grande porte apresentam para os apreciadores mundo a fora.
 
Cooperativa vinícola Garibaldi
 
 
Com 80 anos de existência a cooperativa Garibaldi é uma das mais tradicionais e reconhecidas por seus vinhos e sucos de uva. A boa nova é o projeto Garibaldi Acordes – compostos por três vinhos: um tinto, um branco e um espumante extra brut. A linha Acordes foi desenvolvida com métodos naturais e foram três anos de pesquisa ligados com o comportamento do consumidor para chegar ao resultado de vinhos fáceis de beber afinando sabor reconhecido pelos apreciadores.  
Cada rótulo é ilustrado com aves brasileiras e acordes musicais, lembrando o lirismo e a natureza. O aromático e amantegado Chardonnay surpreendeu com sua complexidade e no sabor de frutas amarelas. O Acorde espumante brut feito pelo método tradicional traz perlages finas e persistentes. Sabor delicado de frutas secas como amêndoas e boa acidez no final. E para finalizar a terceira garrafa do “acorde musical”, o Merlot que foi lançado recentemente, onde apresenta notas tostadas, madeira e equilíbrio na estrutura em boca e nariz.
 
Serviço: Cooperativa vinícola Garibaldi
Tel: (54) 3463-8134
www.vinicolagaribaldi.com.br
Foto: Marciel Agostini
 
Vinícola Domno do Brasil
 
 
Do grupo Familia Valduga, a Domno do Brasil surgiu numa ótica segura do crescimento do setor de vinhos e espumantes no país. Localizada em Garibaldi, a empresa ocupa uma área de mais de 60 mil m² desde agosto de 2008. Trata-se de uma importadora e produtora de vinhos. Versátil, a Domno coleciona prêmios por seus produtos do velho e novo mundo. Recentemente conquistou o ouro e prata no concurso de espumantes brasileiro colocando no podium os espumantes .Nero Brut, .Nero Moscatel e Alto Vale Prosecco. Reconhecido por seus espumantes um ponto forte da marca fica por conta do Chardonnay .Nero Blanc de Blanc Brut.
 
Serviço: Domno do Brasil
Tel: (54) 3388-3999
www.domno.com.br
Foto: Jane Prado
 
Vinícola Don Giovanni
 
 
Um dos espaços mais encantadores da região de Pinto Bandeira/RS, a vinícola Don Giovanni expõe toda sua tradição de 40 anos de história em vinhos com luz própria. Com vinhedos propícios, a marca conta com uma pousada e restaurante acolhedor. Atualmente, a quarta geração da família vem se dedicando a produção de bebidas de alta qualidade. Hoje os produtos focados no mercado são: espumante Don Giovanni Brut 750mL (champenoise com 24 meses de maturação), espumante Don Giovanni Rosé Brut 750mL (champenoise com 12 meses de maturação);
 Espumante Stravaganzza Brut 750mL (champenoise com 12 meses de maturação) – este, na última sexta-feira, recebeu medalha de OURO no VIII Concurso do espumante Brasileiro.
 
Serviço: Don Giovanni – Vinhos, Vinhedos e Pousada
Tel: (54) 3455-6294/ 3455-6293/3455-7377
www.dongiovanni.com.br
Foto: Jane Prado
 
Vinícola Santon
 
 
A centenária Salton traz para o mercado a linha Salton Gerações. É uma homenagem aos integrantes da família que foram responsáveis pela construção da empresa ao longo de seus 100 anos. Essa serie tem edição limitada e é produzida com exclusividade em anos de safras excepcionais. O projeto levou dois anos para ser desenvolvido e é a primeira vez que a marca dá nome e sobrenome aos seus rótulos. Feita da fusão de Pinot Noir e Chardonnay, o espumante Salton Gerações Antônio Domenico Salton passa por contato com as leveduras por três anos, especial elaboraram 13.000 unidades. Já o tinto Gerações Paulo Salton é um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, que passa por 18 meses em barricas francesas com o resultado de aromas tostados com notas de chocolate e frutas negras, taninos maduros e persistência no final.
 
Serviço: vinícola Salton
Tel: (54) 2105-1000
www.salton.com.br
Foto: Jane Prado
 
Vinícola Basso
 
 
Fundada em 1940 por Hermindo Basso, a vinícola hoje produz anualmente 9 milhões de litros e uma capacidade de armazenagem em torno de 10 milhões de litros, distribuídos em uma área total de 14.200m² com 6.100m² construídos. Na elaboração dos vinhos e espumantes finos, a família Basso vem implantando seus próprios vinhedos, hoje com aproximadamente 10 hectares, cultiva com cuidado especial a matéria prima, fator fundamental na qualidade dos produtos. Além disso, investe continuamente na aquisição de equipamentos de última geração, que aliados à tradição da família, dão qualidade na elaboração de vinhos e espumantes suntuosos. A vinícola trabalha hoje com duas marcas, a Del Grano, com vinhos de mesa e sucos de uva, e a Monte Paschoal, responsável pelos vinhos e espumantes finos, as quais correspondem respectivamente a 80% e 20% do faturamento da empresa.
 
Serviço: vinícola Basso
Tel: (54) 2109-7400
www.vinicolabasso.com.br
Foto: Jane Prado