Cardapios

Trattoria Mello & Mellão coloca em cena menu especial de miúdos no mês de maio


Postada em 11/04/2013 às 23:21
Por Glaucia Balbachan


Com o passar do tempo, alguns cortes bovinos foram esquecidos e perdendo espaço nos cardápios de restaurantes e até mesmo, nas mesas das pessoas. Algumas décadas atrás, os miúdos eram muito presentes no menu das donas de casa, exemplo disso, fica por conta dos clássicos: filé de fígado, dobradinha, língua e rim - produtos ricos em vitaminas, que trazem a tona, lembranças confortáveis da infância em família.

Rim ao Marsala com erva doce

Produtos esses, com forte carga histórica, os miúdos principalmente na Europa fizeram parte da vida de quem passou por guerras territoriais, trazendo o racionamento de comida em geral. Tudo era aproveitado do animal e disso, a criatividade gastronômica foi sendo trabalhada em cima dos miúdos, deixando-os mais apetitosos ainda.

Para matar a saudade e reviver paladares de memória afetiva a Trattoria Mello & Mellao traz o Festival Ricordo/ Miúdos no Prato. Com ingredientes de cozinha tradicional italiana, o chef Hamilton Mellão apresenta receitas de família valorizando os miúdos bovinos.
 
O Festival acontece entre os dias 21 e 31 de maio e durante esse período a casa oferece quatro pratos supersaborosos inspirados na tradição italiana, entre eles: Fígado à Veneziana, Língua com cappellini, Trippa (dobradinha) com feijão branco, e Rim ao Marsala com erva doce. Cada sugestão terá o preço de R$ 35,00. O prato mais pedido durante o festival fará parte no cardápio da casa.
 
Trippa (dobradinha) com feijão branco
 
As impressões gustativas não poderiam ser melhores. No momento da degustação, nos chegava à mesa um prato de casa vez. O primeiro foi o mais confort food dos quatro - o Fígado à Veneziana. Em tiras e acebolado é uma refeição saborosa, aromática e simples, que acompanha purê de batatas cremoso - mais confortável impossível. Depois nos chegou a Língua com cappelini - prato harmonioso na leveza, a língua é a carne de textura mais macia de todos os miúdos apresentados. Delicado no paladar, faz fusão perfeita com o cappellini al dente. Em seguida, outra surpresa, o Rim ao Marsala com erva doce - de apresentação impecável, o prato parece uma tela pintada. Para quem nunca provou, é recomendável. A carne tem textura consistente, aroma marcante e paladar persistente.
 
E por fim, fechamos o menu de delícias rústicas italiana com a  Trippa (dobradinha) com feijão branco. O prato chegou quentíssimo.  Combinação feliz com o feijão branco, linguiça e uma torrada crocante como guarnição. Suculência e de tempero equilibrado o prato é memorável.
 
 Pratos bem executados, delicadeza na composição e lembranças de sabor estrangeiro.
 
 
Serviço: Mello & Mellão Trattoria
 
Rua Pais de Araujo, 184 - Itaim bibi/SP
 
Tel: (11) 3078-0812
 
www.mellomellao.com.br
 
Fotos: Divulgação