Beto Duarte

O Vinhedo Mais Velho do Brasil, Uma Toca do Tempo dos Dinossauros e Uma Conversa com Adriano Miolo

Descubra a história do vinhedo mais antigo do Brasil e a paixão de Adriano Miolo pelo vinho


Postada em 16/04/2024 às 12:22
Por Beto Duarte


Em meio às colinas onduladas do sul do Brasil, existe um vinhedo que guarda uma história tão antiga quanto a própria terra. É o Vinhedo Miolo, o vinhedo mais velho do país, que remonta a uma época em que os dinossauros ainda vagavam pela Terra.

As videiras deste vinhedo centenário são verdadeiras testemunhas do tempo, tendo sobrevivido a séculos de mudanças climáticas e desafios agrícolas. Suas raízes profundas se entrelaçam com o solo, absorvendo nutrientes e minerais que dão aos vinhos Miolo seu caráter único.

Adriano Miolo, enólogo e proprietário da Vinícola Miolo, é um apaixonado pelo vinho e um guardião da história do vinhedo. Ele acredita que o Vinhedo Miolo é mais do que apenas um local de produção de uvas. É um santuário, um lugar onde a natureza e a história se encontram.

Em uma conversa exclusiva, Adriano compartilhou sua visão sobre o vinhedo e o futuro do vinho brasileiro. Ele enfatizou a importância de preservar o legado do vinhedo e continuar inovando para criar vinhos excepcionais que reflitam a rica herança do Brasil.

O Vinhedo Miolo é um tesouro nacional, um testemunho da resiliência da natureza e da paixão humana. É um lugar onde o passado e o presente se entrelaçam, criando vinhos que celebram a história e inspiram o futuro.