Goles Novo Mundo

A premiada Trapiche chega com novidade para o Brasil


Postada em 26/11/2023 às 17:35
Por Glaucia Balbachan


Fundada em 1883, hoje é uma das maiores produtoras de vinho no mundo. A argentina Trapiche produz atualmente mais de 3,5 milhões de caixas de vinho por ano e exporta para mais de 80 países.

De passagem por São Paulo, o enólogo chefe Sérgio Casé apresentou novidades da virtuosa e premiada Trapiche.

O plano foi cultivar nossos vinhedos em áreas de alta qualidade, como o Vale do Uco, preservando as áreas tradicionais de Mendoza que historicamente produziram vinhos excepcionais, como a Primeira Zona (Maipú e Luján, com mais de 850 metros acima do nível do mar). Com muito cuidado, estudo, vinhedos sadios e tecnologia adequada tivemos bons resultados e os melhores vinhos”, menciona Casé.

Foi dessa maneira que Sérgio Casé começou a conversa sobre o conjunto de fatores que resultou a qualidade superlativa dos vinhos da marca argentina Trapiche.

Com previsão de chegada pelas mãos da importadora Interfood para o início de 2024, fomos apresentados à linha super e ultra premium com os icônicos Gran Medallas, feitos em homenagem aos 125 anos da vinícola, e que focam o potencial de forma lapidada das variedades emblemáticas da Argentina - Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir e Chardonnay. Já a linha Costa & Pampa, principalmente se tratando do Sauvignon Blanc, que não passa despercebido por seu frescor e equilíbrio nos aromas e sabores ( quase um Sauvignon do Loire), fez as honras da casa no início do evento.

Outras amostras significativas ficaram por conta dos rótulos Expedición Sur Malbec, resultado da região da Patagônia argentina, trazendo a diversidade de solos e micro climas escolhidos a dedo.

O Terroir Series Finca Las Piedras Chardonnay (que mais lembra um Chablis francês), exibe a riqueza da diversidade nos terroirs com frutas cítricas, mineralidade e frescor absoluto, que ajudou a refrescar o dia super quente do almoço. E o imponente Gran Medalla Malbec, é um exemplo impressionante que resume a variedade mais importante da Argentina, o Malbec.

E fechamos a primeira parte da degustação com o Trapiche Iscay – um Blend riquíssimo de Malbec e Cabernet Sauvignon. Redondo, fresco com taninos macios e com fruta no final de boca. Adorável e com ótimo acabamento equilibrado e apetitoso.

Iscay, que significa "dois" em quíchua (a língua original da região andina), retrata a união de dois componentes: a viticultura, um vínculo entre o terroir e a videira, e a enologia, uma fusão de Ciência e Arte. Este raro exemplar argentino, emblemático da Trapiche, é o produto de dois conceitos, uma mistura de duas castas para alcançar uvas da mais alta qualidade e produzir o vinho mais premium.

No segundo momento do tasting mendocino, provamos a linha Tesoro, que faz jus ao nome que tem. Com vinhedos concentrados aos pés dos picos mais altos dos Andes, a linha Tesoro repercutiu de forma minuciosa destacando o terroir argentino refletidos em cada garrafa. Entre elas o Tesoro Chardonnay 2021, Costa & Pampa Sauvignon Blanc 2021, Tosoro Malbec 2020 e Terroir Series Finca Ambrosia 2019 (já disponíveis no Brasil).

Com mãos virtuosas de forma silenciosa e discreta, o enólogo Sérgio Casé conta sobre os resultados de seu trabalho: “não há segredos, um bom terroir e a qualidade da uva conta muito para um bom vinho”, finaliza o enólogo da Trapiche.


Serviço: Trapiche Argentina

Importadora Interfood

Tel: 2602-7266

Instagram: @interfoodbr

E-commerce: Todovino

www.todovino.com.br

Instagram: @todovino

Fotos: Empratado