Goles Novo Mundo Velho Mundo

ABS SP-Vale Litoral brinda inauguração e nova sede em Campos do Jordão


Postada em 19/06/2023 às 00:12
Por Glaucia Balbachan


Boa notícia aos iniciantes e iniciados no mundo do vinho. Agora Campos de Jordão tem uma unidade da ABS (Associação Brasileira de Sommelier). Chamada de ABS SP – Vale Litoral teve oficialmente sua inauguração no dia 01/06 assumindo a pose de presidente, o empresário e sommelier Rafael Marcandali.

A nova diretoria traz mais 7 lideranças no nicho do comércio, indústria, setor de serviços e do agronegócio. “O objetivo da ABS Vale Litoral é uma gestão focada no associado e promover a cultura do vinho e de outras bebidas. Queremos ser uma grande central de serviços e de treinamentos. Oferecer cursos, promover eventos, com isso disseminar conhecimentos, valorizar e formar novos profissionais e contribuir no desenvolvimento da cadeia produtiva na região”, afirma Rafael Marcandali.

O objetivo da nova direção é obter 300 associados, entre pessoas jurídica e física, no primeiro ano de ABS, trazendo vários benefícios e descontos nos cursos, eventos, hotéis, restaurantes e vinícolas conveniadas, da ABS-SP Vale Litoral. Com essa novidade, conversamos com o presidente da associação brasildeira de sommelier em Campos do Jordão -  Rafael Marcandali.

Site Empratado: Como surgiu a ideia de trazer a ABS aqui para dentro do Hotel em Campos do Jordão?

Rafael Marcandali: Fiz o curso de sommelier na ABS Campinas e um dia convidei o presidente da ABS de lá – Rodrigo Sartori para uma degustação aqui no hotel Quebra Noz e isso foi há dois anos atrás. Com as degustações e aulas essa ideia de ter uma sede aqui, foi acontecendo naturalmente. Mas o convide partiu do presidente da ABS SP Arthur de Azevedo.

Site Empratado: Quem pode fazer os cursos?

Rafael Marcandali: Todo mundo. Hospedes e não hóspedes podem participar dos cursos. A entidade ABS funciona como sede dentro do hotel, claro, que o hospede acaba tendo mais benefícios porque ele dorme aqui, não vai precisar pegar um veículo pra voltar pra casa, assim tendo mais comodidade. A ideia é fomentar a formação profissional.

Site Empratado: Há cursos de final de semana?

Rafael Marcandali: A sede ABS aqui em Campos tem a vertente do turismo. O estudante vem para cá em um final de semana e faz o curso básico completo, numa verdadeira imersão saindo daqui com o certificado básico.

Site Empratado: A partir de quando os cursos estarão disponíveis?

Rafael Marcandali: Inauguramos dia 01/06 e os cursos estão todos disponíveis é só vir. O curso profissional poderá ser feito em dois dias consecutivos por mês num total de 5 aulas.

Site Empratado: O litoral vai ser inserido nessa nova sede?

Rafael Marcandali: Sim, porque a ideia é expandir conhecimento para todo o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte criando sub-bases para podermos ministrar cursos, degustações e eventos nessas regiões. Estamos muitos animados.

Serviço: ABS-SP VALE LITORAL

Hotel Boutique Quebra Noz, Campos do Jordão

Rua Arnola Nº 100 – Capivari – Campos do Jordão – SP

E-mail: [email protected]

Contato: (19) 9 9768-7374

Foto: Divulgação