Goles Velho Mundo

O Douro da instigante Quinta dos Avidagos


Postada em 29/05/2023 às 11:32
Por Glaucia Balbachan


Terroir privilegiado e mãos experientes fizeram a fusão perfeita de uma vinícola boutique que traz o objetivo de agradar seus apreciadores de forma leve e orgânica. A marca portuguesa convida à uma experiência com 14 rótulos elegantes e instigantes. ( foto acima Quinta dos Avidagos)

As variedades presentes em seus vinhos são Alvarelhão, Arinto, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Gouveio e Rabigato.
A palavra ‘tradição’ é o nome do meio da marca Quinta dos Avidagos em Portugal. Estão em operação desde 1757. Trata-se de 15 gerações elaborando vinho na região do Douro.

Em passagem rápida pelo Brasil, o produtor Pedro Tamaginini e a embaixadora do mercado brasileiro Rafaela Xavier, apresentaram em almoço notável o lançamento de novos rótulos da marca portuguesa no país, fazendo parte do portfólio da importadora ABBO.

Na ocasião foram servidos o Quinta dos Avidagos Reserva Branco 2019, Quinta dos Avidagos Grande Reserva Branco 2019, Quinta dos Avidagos Reserva Rosé 2018, Quinta dos Avidagos Vinha do Além Tanha 2017, Quinta dos Avidagos Grande Reserva 2017 e o Quinta dos Avidagos Porto Vintage 2017.

De herança materna, Pedro conta que priorizam o cuidado com as rolhas de seus vinhos: “Além do investimento cuidadoso nas videiras, nossa preocupação é com rolhas contaminadas para que não ocasione vinhos bouchonné, então nossas rolhas são de cera de abelha e diam”, conta o produtor.

De uma forma geral os vinhos são todos particularmente bem feitos e atraentes. Os brancos em especial vão agradar o paladar no brasileiro por conta do super frescor. Mas vamos apresentar nossos favoritos aqui:

Quinta dos Avidagos Grande Reserva Branco 2019
Fresco e com acidez deliciosa está entre os 10 melhores do Douro. É elegante, frutado, mineral com notas de frutas cítricas. No paladar é marcante e untuoso. Vale a investida.

Quinta dos Avidagos Vinha do Além Tanha 2017

Trata-se de um blend de Touriga Nacional, Vinhas velhas (tinta Amarela, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca, Tinta Carvalha e Sousão). Adorável e gastronômico traz frutas vermelhas maduras e toque balsâmico. No paladar acidez equilibrada e taninos presentes e apetitosos.

Quinta dos Avidagos Grande Reserva

Blend majestosos de Touriga Nacional e Vinhas Velhas que estagiam entre toneis de inox e carvalho. No nariz frutas vermelhas, baunilha e especiarias. O gole desse tinto do Douro é vigoroso, frutado com taninos presentes e bem trabalhados. É longo e marcante.

 

Quinta dos Avidagos Porto Vintage 2017

Traz um caráter um pouco mais seco que os convencionais. Nos aromas uva passa e banana passa. É redondinho, untuoso com toque de nozes no fim de boca. Muito bom!

Avidagos está presente na China, Alemanha, Suiça, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos.

 

Serviço: Quinta dos Avidagos

Site: www.quintadosavidagos.com

Instagram: @quintadosavidagos

Fotos: Site Empratado